28/12/2021 às 17h19min - Atualizada em 28/12/2021 às 17h19min

Nível da Barragem do Calhauzinho em Araçuai, está dentro da normalidade, diz SEAPA

Foto de Darlian Rodrigues em 28/12.

O nível da barragem do Calhauzinho está  com 2,5 % da sua capacidade de vertimento, com 15,78 metros cúbicos, o que representa 15.780 litros por segundo. A informação é da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA), responsável pela barragem, e divulgada na tarde desta terça-feira (28).

“ Está dentro da normalidade”,  garantiu o engenheiro Júlio Gabriel, da Seapa.





A barragem ocupa uma área de  2,7 km2  e com volume de  32 km3. Foi construída  para perenizar o Córrego Calhauzinho, controle de enchentes, projetos de piscicultura e irrigação.

A barragem fica próxima à Comunidade da Baixa Quente, a 20 km de Araçuai.






Pelas redes sociais, circularam nesta terça-feira (28) informações dando conta que a tulipa da barragem havia  atingido seu nível máximo de drenagem, elevando o risco de enchente na parte baixa de Araçuai ( Centro velho.)  "Está super tranquilo  na barragem e na Comunidade da Baixa Quente", informou o fotógrafo Darlian Rodrigues que esteve no local no final da tarde desta terça-feira (28), para fazer registros.
 
 
"A situação hidrológica da barragem está sendo permanentemente monitorada, podendo haver alteração no valor da vazão mencionada pela SEAPA, em virtude das condições de clima e vazões. Mas por enquanto não há risco de enchente”- afirmou Igor Matos, presidente do Conselho Municipal  de Defesa Civil de Araçuai.

Em 1979, após dias de chuva, o Córrego Calhauzinho represou o Rio Araçuai, provocando uma grande enchente. Naquela época não existia a Barragem do Calhauzinho, concluída em 1991.

Sérgio Vasconcelos
Repórter

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp