Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Cultura

20.03.2012 - 17:05 - Fonte: Sérgio Vasconcelos

Prefeitura de Araçuai inicia revitalização de praça histórica

praça Duque de Caxias, em Araçuai (MG), no médio Vale do Jequitinhonha, é, segundo, a arquiteta Ana Cristina Lages, " o portal de entrada do centro histórico de Araçuai. A prefeitura do município, iniciou na manhã de terça-feira (20/03) os trabalhos de revitalização da praça

Foto: Sérgio Vasconcelos Prefeitura de Araçuai inicia revitalização de praça histórica
Praça Duque de Caxias é o portal de entrada do centro histórico de Araçuai

A praça Duque de Caxias, em Araçuai (MG), no médio Vale do Jequitinhonha, é, segundo, a arquiteta Ana Cristina Lages, " o portal de entrada do centro histórico de Araçuai.

 

A prefeitura do município, iniciou na manhã de terça-feira (20/03) os trabalhos de revitalização da praça que fica no centro da cidade e é considerada uma das mais antigas do lugar.

 

Lá estão casarões construídos no início do século 19, como o sobradão de 1925, onde morou o ex-prefeito Franklin Fulgêncio, o casarão da família da pesquisadora Zina Chaves, construído em 1911, o prédio da prefeitura municipal, em estilo neoclássico, e o primeiro teatro da cidade, onde também nasceu a Transportadora Ramos.

 

Trata-se de um conjunto arquitetônico de grande valor histórico.

No inicio do século 19 ,no centro da praça, funcionava um posto de gasolina.

Ao longo dos anos, a praça foi se transformando e ganhando seus estilos. " Esta praça tem muita história", lembra o funcionário aposentado Joaquim Vasconcelos, 92 anos, viúvo da professora Zina Chaves e morador do lugar.

 

" O ex-governador Benedito Valadares ficou hospedado aqui ao lado, na casa do prefeito Franklin Fulgêncio", lembra o aposentado que trabalhou com o ex-governador mineiro.

 

Na década de 70 a praça era a atenção da juventude que frequentava o Cine Danúbio, no prédio do antigo Teatro Municipal que já está reformado.

 

Revitalização

Operários da prefeitura já removeram todo o piso do jardim que terá uma paginação diferenciada.

" Vamos transformar aquela praça em um local para realizações de eventos culturais, como exposições, serestas e também em um lugar mais aprazível para crianças, jovens e idosos", disse o prefeito Aécio Jardim.

 

Os canteiros serão rebaixados e uma árvore da espécie oiti que está morta há tempos será substituída.

 

Os bancos de cimento, já bastante deteriorados e desconfortáveis , serão substituídos por bancos de madeira em estilo colonial, bem como as luminárias.

 

Os bloquetes da praça serão lavados e e colocados na praça do povoado de Alfredo Graça. Após a revitalização da praça Duque de Caxias, a prefeitura dará inicio à obras de restauração da praça do Coreto, também no Centro Histórico.