Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Cultura

28/03/2012 - 11:42 - Fonte: Assessoria de Imprensa UFMG

UFMG retoma programa de apoio às bandas de música de Minas Gerais

O programa Prática e Difusão do Ensino de Música em Apoio às Bandas de Música Civis do Estado de Minas Gerais, da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, recomeça amanhã dia 29,

O programa Prática e Difusão do Ensino de Música em Apoio às Bandas de Música Civis do Estado de Minas Gerais, da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, recomeça amanhã dia 29, quinta-feira, às 19h, com uma palestra e um concerto no auditório da Escola, no campus da Pampulha.

 

Na solenidade de abertura, o coordenador do programa, professor Anor Luciano, apresentará os objetivos e metas para o ano letivo de 2012.

 

A palestra Resgate das bandas de música por meio de projetos sociais, a primeira de uma série mensal, será realizada pelo maestro Joanir Oliveira que, em seguida, regerá a Banda de Música de Sarzedo, município da região metropolitana de Belo Horizonte.

 

Segundo o professor Anor Luciano, o Projeto Bandas – como é chamado – funciona como uma disciplina do curso de graduação em música da UFMG, mas voltado também para instrumentistas e regentes de bandas, músicos autônomos, professores da rede de ensino regular, além de funcionários e professores da universidade.


“Além de capacitar músicos e regentes, o programa visa dar um suporte aos professores de música das escolas regulares de nível fundamental e médio. E também pretende contribuir para a criação, na UFMG, do Núcleo de Estudos Banda Sinfônica, com base na proposta acadêmica: pesquisa, ensino e extensão”, explica.



Banda Sinfônica


Entre as atividades previstas, aulas teóricas e práticas, individuais e de conjunto, seminários e concertos abertos ao público, além da produção e divulgação de material musicográfico para bandas.

 

Para Luciano, o projeto quer “mostrar ao público acadêmico e em geral a importância das bandas em suas comunidades como fonte de formação e de trabalho” e, como um de seus produtos, pretende “a formação de uma banda sinfônica integrada por monitores, bolsistas do programa e instrumentistas e regentes de bandas externos à UFMG”.



O programa ainda não dispõe de patrocínio, contando com a colaboração de maestros e instrumentistas interessados.

 

Mas o coordenador ressalta que “ “projetos estão sendo elaborados e submetidos à apreciação de várias agências de fomento, inclusive dentro da UFMG”.



Os interessados em participar do programa devem se dirigir à Escola de Música da UFMG no horário do funcionamento da disciplina (terças-feiras, das 14h às 17h e quintas-feiras, das 19h às 22h no auditório da escola no campus da Pampulha, em Belo Horizonte) ou entrar em contato com o professor Anor Luciano pelo email lucianojr.anor@yahoo.com.br.