04/04/2022 às 20h28min - Atualizada em 04/04/2022 às 20h28min

​Romeu Zema desembarca em Araçuai nesta sexta-feira, 8 de abril.

Governador deverá enfrentar protestos de professores.


 
O governador Romeu Zema, desembarca em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha (MG) nesta sexta-feira, (08/04).

No final da manhã Zema encontra com lideranças no Ginásio Poliesportivo da cidade, onde vai anunciar investimentos na área da Saúde do município.

Após o almoço, o governador visitará o Pelotão do Corpo de Bombeiros que ainda está em fase de construção.




Na tarde desta segunda-feira (04/04) uma equipe do Gabinete Militar e do Cerimonial, visitou os locais onde o governador estará.


Em sua visita pela região, Romeu Zema deverá enfrentar protestos de professores que cobram do governo o pagamento do piso salarial nacional para a categoria.

O governador  vetou as emendas que davam percentual maior para os servidores da Saúde, Educação e Segurança Pública, acrescidas ao Projeto de Lei que prevê revisão salarial de 10,06% a todos os servidores do estado.


O veto foi publicado, no fim da tarde desta segunda-feira (04), em edição extra do Diário Oficial do Estado.  

Os deputados haviam acrescentado ao projeto um aumento de 14% para os servidores da Saúde e da Segurança Pública e 33% para os da Educação. 

Nesta segunda-feira, Zema também vetou o pagamento de auxilio-fardamento a inativos e pensionistas e a anistia para servidores grevistas.

Agora o veto será encaminhado para a Assembléia Legislativa (ALMG) e os deputados irão analisá-lo, podendo mantê-lo ou derrbá-lo. Caso os vetos sejam mantido, a o texto será sancionado mantendo os 10,06% para todos os servidores. Caso os deputados optem por derrbar o veto, valerá o texto aprovado pela ALMG.

Conforme o regimento da ALMG, o prazo para que o veto seja analisado  pelos deputados em plenário é de 30 dias contados a partir do dia da publicação. Com trata-se de um ano eleitoral, o prazo final para reajustes termina nesta terça-feira (5), uma vez que a legislação eleitoral permite que aumentos salariais a servidores só podem ser concedidos antes dos 180 dias que precedem a eleição.

Na ALMG,  os deputados já se articulam para derrubar o veto do governador. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp