Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Política

18/02/2013 - 20:39 - Fonte: Gazeta de Araçuai

Prefeita de Malacacheta é cassada e município terá nova eleição

O TRE vai marcar nova eleição no município. Até lá, o Presidente da Câmara vai responder pelo cargo

Foto: divulgação Prefeita de Malacacheta é cassada e município terá nova eleição
Maria Ivone é irmã do deputado federal Fabinho Ramalho

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), cassou o mandato da prefeita de Malacacheta, Maria Ivone Ramalho e do seu vice,Denílson Ferreira dos Santos, ambos do Partido Verde (PV), no inicio da tarde de segunda-feira (18). Ela é irmã do deputado federal Fabinho Ramalho (PV).

 

 

A assessoria de Maria Ivone informou que não vai recorrer da decisão. A prefeita disse estar tranquila e que as decisões da Justiça devem ser cumpridas. "A princípio não penso em recorrer, mas estou em Belo Horizonte e vou me reunir com meu irmão para avaliar a situação” afirmou.

 

 

O TRE  vai determinar uma nova eleição no município. Até lá, o presidente da Câmara Lindomar Pereira Guedes vai responder pelo cargo.

 

 

Maria Ivone, conseguiu uma liminar na justiça para ser diplomada, uma vez que suas contas de campanha não foram aprovadas.

 

 

Ela venceu as eleições com 5.549 votos (53,46%),  mas não conseguiu fechar as contas de campanha, pois declarou que iria gastar 600 mil reais e as notas apresentadas  passava desse valor. O Juiz da Comarca, Emerson Chaves Motta  não aceitou diplomar Maria Ivone  que recorreu da decisão e conseguiu uma liminar, cassada nesta segunda-feira (18)

 

 

.

O ex-prefeito, Padre Aureliano, ficou em 2º lugar, com 4.600 votos (44,32%), mas também  teve os direitos eleitorais cassados   por propaganda eleitoral irregular, divulgada em uma rádio e jornal da região.

 

 

Dema Kiel ficou em 3º lugar e chegou a ser diplomado mas, a liminar permitiu Maria Ivone retornar ao cargo.

 

Malacacheta, no Vale do Jequitinhonha, possui 18.787 habitantes de acordo com o Censo 2010 do IBGE

 

Sérgio Vasconcelos

Repórter