13/04/2022 às 08h50min - Atualizada em 13/04/2022 às 08h50min

Detetive é preso sob suspeita de comandar fraudes no Detran de Araçuai

Após ser ouvido, ele será levado preso para a Casa de Custódia da Polícia Civil em Belo Horizonte

 

O detetive da Polícia Civil, Clemilson Ribeiro de Jesus, lotado na Delegacia de Araçuai, foi preso na manhã desta quarta-feira (13/04), na fazenda dele, na região do Setúbal, zona rural de Araçuai, no Vale do Jequitinhonha (MG). Além do mandado de prisão, foram cumpridos ainda mandados de busca e apreensão na residência dele na cidade, e na fazenda.
 

Ele é suspeito de comandar um esquema de  fraude dentro do Detran de Araçuaí, há  pelo menos 25 anos. Após ser preso por uma equipe de policiais da Corregedoria da Polícia Civil de Teófilo Otoni e Almenara, ele será ouvido pelo delegado Ciro Roldão e na sequência será conduzido  preso, para a casa de Custódia da Secretaria de Segurança Pública de MG,  em Belo Horizonte, destinada a policiais civis .




Conforme as investigações à cargo do Ministério Público e Polícia Civil,  o detetive agilizava vistorias, documentação e outros serviços, mesmo diante de situações de irregularidades. Os delitos eram praticados em associação com despachantes  de Araçuai, Virgem da Lapa e Itinga. 

Conforme o Ministério Público,  para que um documento ficasse pronto no mesmo dia ou até mesmo meia hora após a solicitação, era cobrado o valor de R$ 100.

 



 

A prisão do detetive é um desdobramento da Operação Fim da Disneylândia, desencadeada no último dia 7 de abril, sob o comando do Delegado Ciro Roldão de Carvalho.

 

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e  duas prisões, uma de um despachante de Araçuai, que continua preso, e outra de um sobrinho do detetive que trabalhava na delegacia. Ele foi libertado no dia seguinte através de Habeas Corpus concedido pela Justiça.

 


 

Foram apreendidos kits de decalque, cheques do detetive, R$ 12.400 em dinheiro, celulares, placas de veículos e uma arma calibre 12. Os mandados foram requeridos pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) após o oferecimento de denúncia contra os investigados.


 


O  detetive pediu Férias Prêmio  em dezembro do ano passado e entrou com pedido de aposentadoria. Durante visita à Araçuai no último dia 8 de abril, o governador Romeu Zema pediu rigor nas investigações, após ser informado pela imprensa do esquema de fraudes.

 

Os envolvidos responderão pelos crimes de associação criminosa, falsificação de documento público, corrupção ativa e corrupção passiva. A denúncia foi assinada pelas promotoras de Justiça Ana Luiza Henriques Berger Machado e Samira Rezende Trindade Lomeu, titulares das Promotorias de Justiça de Araçuaí. O mandado de prisão contra o detetive Clemilson de Jesus foi expedido pelo Juiz da Comarca, Jorge Bueno Arbex.

Gazeta de Araçuai

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp