Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Cultura

09/04/2012 - 09:47 - Fonte: Yara Tupinamba

Artistas plásticos cobram promessas de Anastasia

Artistas plásticos querem que governador acate proposta feitas pela categoria durante a campanha.

Durante a campanha da última eleição para governador, foram convidados artistas de diversos setores para organizar um programa de governo para a cultura.

 

No setor das artes plásticas foram convocados Eymard Brandão, Fernando Pacheco, Fernando Pedro e, Yara Tupinambá,para elaborar as principais reivindicações da classe

 

Consultados numerosos artistas, foram focadas  três questões fundamentais, a saber:

 

1. A instalação de um Museu de Arte Mineira, voltado especialmente para a produção artística nos Séculos XX e XXI, que abrigasse as numerosas correntes estéticas que aqui se manifestaram, nesse período, e que também elaborasse e oferecesse ao público cursos de informação sobre as artes plásticas.

O museu deveria receber, especialmente, a produção aqui feita a partir dos anos 1950.

 

2 .O governo deveria patrocinar ou ajudar no patrocínio de projetos voltados para edições sobre arte, especialmente as voltadas para informações básicas, de caráter histórico, edições estas a ser distribuídas a todas as escolas públicas do Estado.

 

3. Por fim, foi solicitada a circulação de mostras de caráter didático, sobre a arte brasileira, especialmente a mineira, para circular nos centros culturais do Interior do Estado, assim promovendo a interiorização da cultura. Também mostras individuais, de artistas já consagrados, poderiam ser incluídas neste circuito.

 

Apresentado o relatório à Secretaria de Cultura, já no Governo Anastasia, através da atual Secretária e da Superintendência de Minas,’’ os artistas esperam que estas questões básicas sejam implantadas, correspondendo assim, o Governo, à produção de importância que já caracteriza o setor e promovendo, portanto, um processo transformador e educacional em nosso Estado.’’, avalia a Yara Tupinambá, artista plástica mineira, de renome internacional

 

Para ela, um dos principais objetivos é levar aos jovens um conhecimento cada vez maior, de modo didático e também prazeroso, com o auxílio do bom uso da lingua portuguêsa no que se refere à confecção de legendas de peças, folders, catálogos e prospectos - sempre visando o contato abrangente com a História das Artes em Minas Gerais.