Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Economia

29/02/2012 - 15:01 - Fonte: Agência Minas

Comitê Regional do Jequitinhonha/Mucuri aponta temas para atuação em parceria

Encontro identifica prioridades locais para serem trabalhadas de forma multidisciplinar

Na primeira reunião do Comitê Regional do Jequitinhonha/ Mucuri, realizada nesta quarta-feira (29) em Teófilo Otoni, foram relacionados temas importantes que poderão ser objeto de trabalho em parceria entre órgãos e secretarias regionais, como prevenção às drogas com formação para cidadania; estímulo contra a evasão no ensino médio; criação de oportunidades de trabalho para os jovens; segurança alimentar e disposição final de resíduos sólidos.

 

O objetivo do encontro é identificar prioridades locais para serem trabalhadas de forma multidisciplinar entre os representantes do governo, possibilitando a integração de estratégias governamentais para a região. O encontro reuniu os representantes do comitê, formado por membros de órgãos do governo no Jequitinhonha/ Mucuri, e técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

 

Os comitês regionais foram criados para dar início à implementação do Estado em Rede, que trabalha a regionalização da gestão governamental, uma das prioridades do governo Antônio Anastasia. O programa já se encontra em desenvolvimento de forma piloto nas regiões do Rio Doce e no Norte de Minas. O Comitê Regional do Jequitinhonha/ Mucuri foi empossado em 9 de fevereiro, na Cidade Administrativa, ao lado dos comitês da Mata; Sul de Minas e Triângulo.

 

Após a apresentação dos representantes locais, o diretor central de Coordenação da Ação Governamental, Leonardo Ladeira, apresentou o painel de contextualização do trabalho e a metodologia de priorização e integração da estratégia governamental, observando a importância de se identificar realidades locais que exijam o trabalho em parceria entre órgãos diversos.

 

Em seguida, foram mostrados vários painéis com indicadores das redes de desenvolvimento integrado na região, estabelecidas no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI 2011-2030). Na etapa seguinte, os representantes regionais debateram características socioeconômicas do Jequitinhonha/ Mucuri e seus maiores desafios, com grande participação dos representantes locais.