07/07/2022 às 18h54min - Atualizada em 07/07/2022 às 18h54min

Copasa é acusada de despejar esgoto no Rio Araçuaí

Vereadores e representantes da Administração Municipal de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha (MG) estiveram no final da tarde desta quinta-feira (07/07) na região próxima à ponte sobre o Rio Araçuaí, no bairro Usina, para apuração de uma denúncia dos moradores, de que a Copasa estaria despejando esgoto sem tratamento no rio.

A elevatória construída pela Copasa , fica bem ao lado de uma das margens do rio.
O maquinário tem a função de receber o esgoto de vários bairros da cidade e encaminhar para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), evitando assim que os dejetos sejam despejados no Rio  Araçuaí.

Mas a elevatória não está funcionando como deveria. Parte do esgoto que chega  até ela, está sendo jogada diretamente no rio. A poluição é grande.

É possível perceber a diferença na cor da água. Além disso, o mau cheio toma conta do lugar.
 
Até o final da tarde desta  quinta-feira (07), o problema persistia. Segundo o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Marcos Vinicius Luiz dos Santos, o problema é mais grave por causa da concentração de  despejo de esgotos em  dois pontos do rio. Ele disse ainda que não é a primeira vez que a Copasa é notificada pela prefeitura, pelo mesmo problema.

O caso será encaminhado ao setor jurídico  municipal para notificar a empresa e ainda à Polícia Ambiental e ao Ministério Público para as devidas providências. 

Em nota, a Copasa informou que na noite de  quarta-feira (06), houve um furto de cabos de energia e do quadro de comando dos conjuntos das motobombas, e que a empresa já acionou uma equipe de eletromecânica para verificar os danos. Somente após um relatório desta equipe é que a empresa poderá dizer quando o problema será solucionado. 

Veja o Vídeo: https://drive.google.com/file/d/1fpF3-pyyclfJqQf_d02xBbZQILPkQe1C/view?usp=sharing

Sergio Vasconcelos 
      Repórter 



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp