22/07/2022 às 07h05min - Atualizada em 22/07/2022 às 07h05min

AMCA debate com prefeitura de Araçuaí, implantação de cursos profissionalizantes.

 

Dignidade e valorização dos potenciais existentes no centro antigo. Estas foram algumas das palavras mais ouvidas na noite desta quarta-feira (20) durante a reunião promovida pela Associação dos Moradores do Centro de Araçuai (AMCA) com  representantes do governo municipal, no Cinema Meninos de Araçuaí.

A reunião, que durou cerca de 3 horas e meia, serviu para que a prefeitura municipal apresentasse o projeto do curso de Corte e Costura, voltada para mulheres atendidas pelo CRAS Maria Natividade, na região  central da cidade, conhecida por Baixada. O projeto foi apresentado pelo vice-prefeito Marcílio Oliveira e pela Secretária de Desenvolvimento Social, Gilvana Luiz.

Durante os debates, mediado pelo presidente da AMCA,  jornalista Sérgio Vasconcelos, foi discutido a possibilidade de ampliar a oferta de cursos profissionalizantes para moradores da região,  tais como de pedreiro, carpinteiro, bombeiro hidráulico, pintor, marceneiro, entre outros.

O representante do SENAR em Araçuaí -Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- Farley Martins ,  se colocou à disposição da associação para apresentar os diversos cursos oferecidos pela entidade ligada à Confederação Nacional da Agricultura.

Outra questão levada ao debate na reunião, foi a  situação atual  dos imóveis tombados por lei municipal de 2002, como patrimônio histórico, durante a administração da então prefeita Maria do Carmo (Cacá) do PT, e que hoje se encontram em ruínas. O empresário Carlos Lauro Ursine (Carlau) criticou mais uma vez, a forma que foi aprovada a lei, sem consultar os moradores e proprietários de imóveis da área, como ele por exemplo, que  responde na Justiça, processos relativos à derrubada de alguns desses imóveis.

Em audiência pública solicitada pela AMCA, realizada mês passado na Câmara Municipal, foi aprovada a  proposta de mudanças na lei do Patrimônio Cultural, através da nomeação pelo prefeito Tadeu Barbosa, de uma comissão,   formada por representantes do Ministério Público, Poderes Legislativo, Judiciário, Executivo, e representantes do Conselho de Patrimônio Cultural e AMCA, para analisar as mudanças e enviar o projeto para aprovação da Câmara.
 

Finalizando a reunião no Cinema Meninos de Araçuai, o vice-prefeito Marcílio Oliveira, lembrou de suas raízes com a Baixada, onde morou por muitos anos. Ele reafirmou o compromisso de promover, juntamente com os moradores, ações que possam resgatar a autoestima do lugar, estigmatizado pelo abandono de administrações passadas. Uma das alternativas propostas por ele,  é a realização  nas praças do Coreto, Waldomiro Silva, Manoel Fulgêncio e Rui Barbosa, de feiras  de produtos da Agricultura Familiar.

Ainda na reunião, a  AMCA solicitou a imediata limpeza das margens do rio Araçuaí, onde estão sendo  despejados diariamente, lixo e entulho, e  também providências  para a retirada de cercas nas margens do rio,  que estão impedindo o direito de ir e vir das pessoas, bem como a notificação dos proprietários de animais mantidos em cercados , nas margens do rio, para que sejam removidos para outro local.
 

Além dos moradores,participaram do encontro, representantes da sociedade civil, vereadores,Polícia Militar e técnicos do CRAS e Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Gazeta de Araçuai 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp