Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Turismo

20/02/2012 - 15:14 - Fonte: Gazeta de Araçuaí

Coronel Murta é o balneário mais badalado do Vale do Jequitinhonha

Há tempos Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha, não via um carnaval tão animado como o de 2012. Quem foi gostou e aprovou apesar das reclamações de alguns sobre a invasão do funk do axé e da suingueira.

Sérgio Vasconcelos

Repórter

 

Há tempos Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha, não via um carnaval tão animado como o de 2012. Quem foi gostou e aprovou apesar das reclamações de alguns sobre a invasão do funk do axé e da suingueira. Animação, paquera e muita música baiana marcaram o carnaval do lugar. Ao som do Ai se eu te pego e Puta que Pariu, milhares de foliões caíram na farra. “No carnaval a tolerância é 100”, brincou o ambientalista Saulo Murta, neto do fundador da cidade.

 

 

Mais o que puxou uma multidão para a pequena cidade foi a bela praia que voltou a embelezar o lugar, às margens do rio Jequitinhonha. Desde a inauguração da Usina de Irapé, em 2006, o efeito maré fez com que a praia, considerada o maior cartão postal da cidade desaparecesse, dando lugar à lama e matagal. E ela voltou linda e maravilhosa. A ponte serviu de abrigo para aqueles que no ritmo do axé e do funk caiu na folia sem ter ideia das letras das musicas. Mas também não fazia questão, pois a animação da festa era o que mais importava.

 

 

Um grupo de jovens de Salinas ficou sabendo da festa através de amigos. “É a primeira vez que venho. Não sabia que a praia era tão bonita assim. “Aqui o pessoal é animado e sabe receber”, disseram os jovens. A prefeitura montou um palco na praça principal onde as bandas se apresentaram para um publico de mais de 2 mil pessoas por dia. As grandes atrações foram a banda Vera Cruz, Axé Pop. A prata da casa ficou por conta do grupo Caatinga do Samba.

 

 

Era gente de Araçuaí, Virgem da Lapa, Salinas, Rubelita, Belo Horizonte e, principalmente, coronel-murtenses. Dava para se ver pelas placas dos carros que lotaram os estacionamentos laterais da praça, todos os dias. A decoração foi simples, em papel marche de cores variadas. Mesmo com sua simplicidade, Coronel Murta entra definitivamente no circuito turístico do Vale. “Precisamos nos aperfeiçoar e amadurecer esta ideia”, dizia Antonio Inácio Murta, proprietário do bar e restaurante mais badalado da orla da praia, o Juá. Além das praias, Coronel Murta possui um conjunto de montanhas que emolduram a cidade. Muitas delas têm formas magnificas, como a Serra do Elefante e o Morro do Frade, que podem ser vistas de vários ângulos da cidade.