23/08/2022 às 12h38min - Atualizada em 23/08/2022 às 12h38min

Prefeitura de Araçuaí quer resgatar tradição das serestas no Coreto da praça Getúlio Vargas

 

A prefeitura de Araçuaí, através do Departamento Municipal de Cultura e Patrimônio, quer resgatar a tradição das serestas, na praça do Coreto ( Praça Getúlio Vargas), no centro histórico da cidade.

O primeiro passo já foi dado, com a apresentação do Coral Nossa Senhora da Conceição, na noite desta segunda-feira (22/08).

A iniciativa tem ainda a proposta de criar novos grupos de seresta na cidade, e promover a valorização da histórica praça do Coreto.

Quem quiser criar seu grupo de seresta ou participar de algum já existente, poderá entrar em contato com o Departamento de Cultura através do Whatsapp (33) 99175.0365. ( falar com Mauricio).

As apresentações acontecem todas as segundas-feiras, a partir das 19 horas.

"Muito boa iniciativa. É um processo de construção, demora mas acontece. A região ficou desamparada por décadas. A praça Getúlio Vargas já foi o point da cidade, e ali além do famoso Espigão, foi instalada a 1° banca de revistas, a 1° Cooperativa agropecuária, a 1° loja de discos, a 1° igreja e casa paroquial, a 1° joalheiria, a 1° Selaria. E o velho Coreto recebeu muitos governadores e era o palanque dos grandes oradores nas celebrações de 7 de setembro- reagiu o engenheiro e professor aposentado do CEFET-MG, Josias Gomes Ribeiro Filho,  filho de Araçuaí.


 

Seresta é o ato de cantar canções sentimentais. Os primeiros seresteiros foram os tropeiros, que expressavam por meio do violão e dos versos a saudade do lar. A serenata,( ou seresta ), acontece ao ar livre e é um verdadeiro culto ao amor. 
 

O Dia Nacional da Seresta é celebrado em 12 de setembro. A data é uma homenagem ao nascimento de Juscelino Kubitschek de Oliveira, que seria eleito o 21º presidente do Brasil.

Juscelino nasceu  em 12 de setembro de 1902  em Diamantina, no Alto Vale do Jequitinhonha. Ele era fascinado por esse costume artístico.

Sergio Vasconcelos
Repórter

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp