17/10/2022 às 07h19min - Atualizada em 17/10/2022 às 07h19min

Carbonita confirma primeiro caso de varíola dos macacos

A Prefeitura de Carbonita e a Secretaria Municipal de Saúde, publicaram nesta sexta-feira, 14 de outubro, uma nota de esclarecimento quanto ao primeiro caso da Varíola dos Macacos no município. Confira abaixo a nota completa:
 

NOTA DE ESCLARECIMENTO MONKEYPOX

A Secretaria Municipal de Saúde vem, por meio deste, comunicar a confirmação do primeiro caso de Monkeypox no município de Carbonita.
Corresponde a um indivíduo adulto do sexo feminino, de 26 anos, que manteve contato próximo com um caso suspeito.
O caso foi atendido em uma das Unidades de Saúde, apresentando quadro clínico compatível com a fase aguda da doença. Após o atendimento foi solicitado exame de biologia molecular (RT PCR) para elucidar a investigação, isolamento domiciliar da usuária e dos contatos. No dia 11/10 o laboratório público da Fundação Ezequiel Dias confirmou o caso.

 

A usuária permanece em isolamento domiciliar, passa bem, sem complicações até o momento. Está sendo acompanhada pela equipe de Estratégia Saúde da Família que, em conjunto com a equipe de Vigilância em Saúde, vem realizando a identificação e monitoramento dos contatos.

Sobre a doença e sintomas:

  • A Monkeypox (Varíola dos Macacos) é uma infecção causada por um vírus que geralmente se manifesta de forma leve.
  • Os principais sintomas são febres, dor e o aparecimento de lesões e feridas em algumas partes específicas do corpo.
  • É preciso prestar atenção a questões como compartilhamento de utensílios e contato direto com lesões na pele, fluidos e secreções corporais.
  • O período de isolamento será recomendado pelo médico e depende da cicatrização completa das lesões na pele.
  • As pessoas que tiveram contato com o paciente, mas não apresentam nenhum sintoma, não possuem recomendação de isolamento.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp