26/10/2022 às 12h43min - Atualizada em 26/10/2022 às 12h43min

​Moradores reclamam abandono de quadra esportiva e campo de futebol em Lelivéldia

Falta de manutenção dos dois espaços prejudica a  prática de esportes por parte dos jovens  e adultos que moram na região de Lelivéldia, distrito de Berilo, no Vale do Jequitinhonha (MG).

 
Na quadra, as telas de proteção estão enferrujadas e com vários espaços abertos. O local tem sido utilizado como depósito de entulho. Ao lado  fica  o campo de futebol  onde se vê  a ausência de cuidados,  e é visível que a falta de atenção da gestão pública também causa prejuízos no local.  Os holofores estão danificados e não funcionam mais. Lixo, mato em excesso e falta de irrigação do gramado, são os principais problemas.
Aldemicio Mendes Ferreira, morador da comunidade  reclama que há meses não é feito um trabalho de limpeza e manutenção em nenhum dos dois espaços. Ele diz que a situação está assim há mais de 15 anos." nunca passou por reforma, e a demarcação da quadra foi pintada pela comunidade"- disse ele.


 
Procurado pela reportagem, o secretário municipal de Obras, Josely  Mendes,  admitiu que não é abandono mas sim " descaso de gestões passadas" Ele disse ainda que a atual gestão vai licitar um ginário poliesportivo para o lugar, no valor de R$1,1 milhão.
 
"Na gestão anterior, a prefeitura recebeu recursos na ordem de R$ 233.996,00 de emenda parlamentar, para melhorias do campo de futebol. Foram pagas duas parcelas à FECOM, empresa responsável pelas obras do gramado, arquibancadas e instalação do equipamento para irrigação. Durante a execução da obra, ouve desentendimentos entre a prefeitura e a empresa construtora, e os serviços foram paralisados. Para o município não ficar inadimplente, fizemos um acordo   com a Caixa Federal e  prestamos contas do recurso"- disse Mendes.
Ele lamentou que o espaço tenha sido abandonado, após o ex-prefeito Lázaro  Pereira Neves, perder a eleição. " Por conta da paralisação da obra,a atual gestão acabou sendo notificada  pela Caixa Federal. Infelizmente, sobre a irrigação do gramado,  lamentamos que em uma comunidade onde  falta água para a população, é difícil manter uma irrigação naquele local. O ideal é retirar toda a grama que está morta, e retornar ao que era antes. Foi uma obra que começou errada"-  destacou o secretário de Obras.



Outro lado
 

O vice-prefeito Waldiney Celdimary Guimarães Rocha,  confirmou que o projeto para  construção  de um Ginásio Poliesportivo está em andamento.
"Será em  outro local, no centro do distrito"- disse ele
Sobre a reforma da quadra, ele informou que o projeto já está aprovado, faltando apenas a liberação dos recursos pelo FNDE-Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação- para a compra de tintas e  material elétrico  para restaurar a iluminação. Vamos fazer uma reforma na quadra para deixa-la em condições de uso"-afirmou.

 
Quem  frequenta os dois locais, torce por uma reforma da quadra e manutenção do campo, até a construção do ginásio. "É ruim ficar sem praticar esportes. Então, enquanto não constroem o ginásio, o ideal é fazer a manutenção dos espaços existentes'- defende Aldemicio Mendes.

Apesar da situação precária da quadra, ela vem sendo utilizada pelos moradores.
A atual prefeita Elane Luz, não se manifestou sobre o assunto.

Sérgio Vasconcelos
Repórter

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp