Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Política

26/02/2012 - 16:33 - Fonte: Gazeta de Araçuaí

SAMU Araçuaí entra em operação a partir de março

O SAMU será instalado em um dos prédios do conjunto do DER-Departamento de Estradas e Rodagens de Araçuaí.

Foto: Arquivo SAMU Araçuaí entra em operação a partir de março
SAMU funcionará em um dos prédios do conjunto do DER.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Araçuaí (SAMU) deverá entrar em funcionamento a partir de março. A informação foi confirmada pelo prefeito do município, o médico Aécio Silva Jardim O SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço de saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde É responsável Regulação dos Atendimentos de Urgência, pelo Atendimento Móvel de Urgência da Região e pelas transferências de pacientes graves da região.

 

Faz parte do sistema regionalizado e hierarquizado, capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido ou parturiente em situação de urgência ou emergência, e transportá-los com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema. Além disto, intermedia, através da central de regulação médica das urgências, as transferências inter-hospitalares de pacientes graves, promovendo a ativação das equipes apropriadas e a transferência do paciente. “Esta é uma conquista muita importante para Araçuaí.

 

Desde maio do ano passado estamos repassando ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Macro Nordeste do Jequitinhonha, o Cisnorje, o percentual financeiro necessário para a implantação do sistema. Os descontos, em torno de R$ 5 mil é feito diretamente da conta do Fundo de Participação dos Municípios- FPM. Estamos agora dependendo da liberação das ambulâncias e da equipe disciplinar aprovada no último concurso do SAMU”, informou o prefeito de Araçuaí.