04/11/2022 às 12h58min - Atualizada em 04/11/2022 às 12h58min

Artesãos do Vale do Jequitinhonha estão entre os vencedores do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato

A diversidade cultural e natural do Nordeste mineiro, apresentada nas obras de artistas das cidades de Turmalina, Berilo, Itaobim, Santana do Araçuaí e Jenipapo de Minas, na região do Vale do Jequitinhonha, é destaque na 5ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato . A iniciativa identifica as 100 unidades produtivas com as melhores práticas do país. Entre os dias 17 e 19 de novembro os ganhadores participarão da cerimônia de premiação que terá exposição dos trabalhos e Rodada de Negócios, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro.  

 

Na cidade de Turmalina, a microempreendedora individual Adriana Xavier, aos 12 anos de idade, já manuseava o barro para produção de esculturas. Inspirada na natureza e em itens tradicionais como filtro de barro e moringa, a artesã conta que a execução das peças é feita com uma técnica desenvolvida pela família dela. "Quando encontramos uma cor de terra diferente, já retiramos para fazer o experimento e verificar se conseguimos alcançar a cor desejada. Tudo o que faço é reflexo do que aprendi com minha mãe que, por sua vez, recebeu os ensinamentos da minha avó", conta.  

 

Também de Turmalina, a Associação de Artesãos de Coqueiro Campo venceu a premiação pela segunda vez. Neste ano, com o tradicional filtro de barro e uma travessa ornamental. Fundada em 1995, a instituição atende 46 artesãos que vivem da técnica de moldagem de barro ensinada pelas indígenas que viviam na região, e aperfeiçoada ao longo dos anos. "A premiação confere visibilidade aos nossos trabalhos, e contribui para alavancar as vendas”, destaca a presidente da associação, Maria Gomes.  

 

O tema maternidade e as cenas do cotidiano dos trabalhadores rurais de Itaobim inspiraram a artesã Andreia Andrade, que confecciona bonecas de barro com uma técnica ensinada pela avó. "Estar entre os 100 artistas brasileiros premiados é um privilégio e uma honra”, diz a profissional formada em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Conhecida na região do Vale do Jequitinhonha pelo pioneirismo no trabalho com o barro em peças com vasto repertório técnico e estético, a artesã já teve oportunidade de expor em diversos estados e no exterior. “É uma arte tradicional que atravessa gerações. Quero contar a nossa história por meio das bonecas”, ressalta.  

 

A cerâmica produzida pela Associação dos Artesãos de Santana do Araçuaí, que reúne 22 artesãos, também foi premiada, com destaque para a boneca feita com pigmentos naturais. "A nossa motivação é continuar com o legado de Dona Izabel, artesã que ficou conhecida na região. E a premiação leva nosso trabalho para muitos lugares", enfatiza a administradora da associação, Alice Ribeiro Santos Pereira.  

 

As ceramistas da Associação dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre, distrito de Turmalina, coletam o barro - a cada dois anos para não degradar o solo -, que é socado no pilão, peneirado e amassado para dar forma a peças como a boneca, a noiva e a ciranda premiadas na 5ª edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. “Este destaque e reconhecimento para a nossa arte é muito gratificante”, destaca a presidente da associação, Maria Aparecida Gomes.

 

 

Tecelagem e bordados  

 

O tecer dos fios de algodão dão forma à colcha, caminho de mesa e almofada premiados, que foram produzidos na Associação de Roça Grande, em Berilo. A artesã Ivone Machado da Silva, membro da associação, conta que todo o processo é realizado pelo grupo, desde o plantio de parte do artigo utilizado nas produções das peças, até o tear. “Estamos nos organizando para capacitar a nova geração para que a tradição não acabe”, afirmou a artesã.  

 

No Quilombo Curtume, em Jenipapo de Minas, as Bordadeiras do Curtume retratam em suas peças desenhos autorais com tingimento natural dos tecidos. Os estandartes da coleção Cotidiano do Curtume: Cara de Burro com Cactos, Floresta de Cactos com Tocador e Mulheres e Anjas foram os premiados. "As bordadeiras compartilham sonhos, alegrias e fé. O prêmio significa o fortalecimento do nosso trabalho, e o quanto ele é singular e especial”, afirma a líder da Associação Tingui, Maria do Carmo Guimarães. As artesãs integram o programa "Mulheres do Jequitinhonha", desenvolvido pela associação que, desde 1999, atua com projetos culturais e ambientais nas comunidades rurais do Vale do Jequitinhonha em situação de risco social e econômico.

 

 

Premiação  

 

Em Minas Gerais, 24 artesãos estão entre os vencedores da 5ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. O estado foi o que teve o maior número de artesãos selecionados para a premiação. A iniciativa do Sebrae e do CRAB reconhece as 100 unidades produtivas mais competitivas do país.  

 

Os selecionados ganham destaque nacional, além do direito de usar o selo “Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato – 5ª Edição”, que é um diferencial no mercado. Além disso, terão seus produtos divulgados no catálogo comercial com informações dos artesãos e de vídeos sobre as melhores práticas divulgadas no site do Sebrae.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp