Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Economia

04/05/2012 - 00:08 - Fonte: Jornal Gazeta de Araçuai

Banco do Nordeste descarta abrir agência em Araçuaí

O Superintendente interino do Banco do Nordeste em Minas Gerais, Demetrius Monteiro, descartou a possibilidade de abertura de uma agência bancária do Banco do Nordeste do Brasil (BnB) em Araçuaí (MG).

Foto: Sérgio Vasconcelos Banco do Nordeste descarta abrir agência em Araçuaí
Superintendente do Banco do Nordeste descartou abrir agência em Araçuai

O Superintendente interino do Banco do Nordeste em Minas Gerais, Demetrius Monteiro, descartou a possibilidade de abertura de uma agência bancária do Banco do Nordeste do Brasil (BnB) em Araçuaí (MG).

 

A informação foi dada  ao Jornal Gazeta durante encontro com  cerca de 100  pequenos empresários em Araçuai (MG), na noite de quinta-feira ( 03/5) promovido pelo Banco para divulgar o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

 

O FNE é  um instrumento de política pública federal operado pelo Banco do Nordeste que objetiva contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste, através da execução de programas de financiamento aos setores produtivos, em consonância com o plano regional de desenvolvimento, para  a redução da pobreza e das desigualdades.

 

"A decisão de não abrir uma agência em Araçuaí, partiu do Ministério da Fazenda, a qual o Banco do Nordeste é subordinado.Acharam mais conveniente abrir em Almenara que estava mais distante da agência mais próxima existente na região que é Salinas", justificou o superintendente.

 

Salinas está a 115 km de Araçuai e a mais de 200 de Almenara.

 

Os estudos para elaboração do Plano de Expansão do Banco do Nordeste do Brasil - BNB - previam  a abertura de uma agência na cidade de Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas.

 

A informação foi dada pelo Superintendente Estadual de Minas Gerais e Espírito Santo, José Mendes Batista, durante o seminário “ Incentivos Fiscais para Reinvestimento”, realizado no dia 18 de março de 2011, na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) em Belo Horizonte.


Na ocasião, ele informou que a primeira nova agência seria em Almenarano Baixo Jequitinhonha, que foi inaugurada, no segundo semestre do ano passado.

 

O Banco do Nordeste pretendia ainda instalar agências em Diamantina, no Alto Jequitinhonha, Arinos , Jaíba e Formoso, na região Noroeste.

 

"Vamos continuar insistindo na abertura de uma agência em Araçuai", afirmou Demetrius Barroso.

 

No Vale do Jequitinhonha, o Banco do Nordeste conta com agências nas cidades de Salinas, Capelinha e Almenara.

 

O BNB é um banco de desenvolvimento e sua finalidade é promover o desenvolvimento sustentável da região Nordeste do Brasil através da capacitação técnica e financeira dos agentes produtivos regionais.

 

Atualmente o Banco atua em Araçuai em parceria com a Associação Comercial para a liberação de linhas de crédito para micro, pequenos e médios empresários. " Todas as sextas-feiras prestamos atendimento aos interessados na sede da Associação Comercial", informou Romulo Barbosa, gerente de Negócios da agência do Banco em Salinas.