11/11/2022 às 19h03min - Atualizada em 11/11/2022 às 19h03min

Em 1994, filho de Araçuaí estava entre os jovens selecionados para o encontro global sobre o Meio Ambiente promovido pela ONU.


À medida que a crise climática se intensifica, o mesmo acontece com o movimento jovem.  O mundo acompanha até o dia 18 de novembro, a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27) que  ocorre no Egito, desde 11 de novembro,com  importante participação da juventude de vários países.


 Com o tema "Juntos para a implementação", o encontro reúne líderes mundiais com o objetivo de debater medidas de contenção das mudanças climáticas. A COP 27 pretende passar das negociações e planejamento,  para a implementação de ações.

"As novas gerações estão amadurecendo em um mundo que está esquentando muito mais rápido do que os cientistas previram, e os jovens veem claramente a catástrofe climática que se aproxima. Eles estão contestando as estruturas de poder das quais são alijados, abrindo caminho nas conversas para ter a palavra sobre seu próprio futuro"- acredita o jornalista Sérgio Vasconcelos. 
 
Em 1994,  então presidente do Conselho Estadual da Juventude de Minas Gerais, Sérgio Vasconcelos, nascido em  Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha (MG), estava entre os   jovens brasileiros, convidados pela ONU ( Organização das Nações Unidas) para participarem do Fórum Global da Juventude para o Meio Ambiente, evento que representava o prolongamento da ECO-92 , a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento ,  realizada no Rio de Janeiro em 1992,  e que reuniu  chefes de estado de todo o planeta  para debater os problemas ambientais mundiais.
"Reuniu líderes de 179 países, milhares de ONGs, representantes de organismos internacionais e agências regionais, além da população interessada.Foi considerada a maior conferência do tipo realizada até então"



"O Fórum Global , criado no âmbito da ONU, foi realizado entre 25 a 31 de junho, em Brasília e reuniu centenas de jovens do mundo inteiro para discutir temas como o crescimento acelerado da população mundial, o uso racional da água, a desertificação, o perigo dos resíduos tóxicos e a falta de desenvolvimento equilibrado"- lembra Vasconcelos, hoje jornalista.  Estavam presentes no encontro, personalidades como Boutros Gali, secretário-geral da Onu, o cientista francês Jacques Cousteau,Sting, vocalista do The Police, entre outros.



Ao contrário da  ativista sueca Greta Thunberg, de 19 anos,  que tem afirmado que está cansada do “blá blá blá” das cúpulas do clima e já sinalizou que não deve participar da COP-27, que ocorre até a próxima semana em Sharm el-Sheik, no Egito, Sérgio Vasconcelos acredita que é importante mobilizar os jovens para ocupar espaços formais de discussão sobre o alerta climático.

Na COP-27, apenas três jovens brasileiros, estão participando da conferência. Uma do interior de Pernambuco (Maria Eduarda) Victor Medeiros ( do litoral paulista ) e Tainara da Costa, do povo Kambeba no Amazonas. Todos na faixa dos 18 anos. 




Os três jovens  selecionados pelo Unicef  para a COP 27 no Egito, foram  escolhidos a partir dos projetos apresentados e do potencial como multiplicadores. A expectativa é que possam compartilhar e multiplicar o conhecimento em suas localidades quando retornarem, além de seguirem com as atividades que já desenvolvem.




" Quando fui  convidado para participar do Fórum Global da Juventude, além de ser presidente do Conselho da Juventude de Minas Gerais, nomeado pelo então governador Hélio Garcia, eu vinha de uma experiência muita rica que foi a luta pela preservação da Chapada do Lagoão, em Araçuaí. Na época, eu tinha 20 anos, era vereador, e me sensibilizei com a causa dos povos da Chapada, uma reserva ecológica de Araçuaí, tombada pela prefeitura e que estava ameaçada por um grupo de empresários paulistas que fraudou uma escritura para se apoderar de mais de 3 mil hectares da chapada.  Mobilizei os moradores, e partimos para a defesa da área. Foi uma luta que durou 9 anos, até que a Justiça anulasse a escritura fraudulenta e lesiva ao patrimônio ambiental de Araçuaí"- lembra Vasconcelos.



Caravana do Meio Ambiente


"Juntamente com os presidentes dos Conselhos da Juventude de São Paulo e Paraná, organizamos encontros em várias capitais brasileiras para falar sobre a importância do engajamento da juventude no Fórum Global,debatendo com diferentes grupos o papel que teriamos naquele momento. De Araçuaí,  levamos o então presidente da AJA-Associação da Juventude de Araçuaí, Denner Carvalho, para o encontro latino americano, ocorrido em Curitiba-destacou Sérgio Vasconcelos 

Para  ele, a participação de adolescentes e jovens fortalece ainda mais os processos que buscam a diminuição mundial dos impactos das mudanças climáticas. “ “É fundamental que as próximas gerações tenham apoio de agências internacionais, instituições e organizações da sociedade civil para fazer frente à crise climática a partir do aprendizado e exercício da participação cidadã, acompanhando os debates por justiça climática de forma global e em seus territórios, compartilhando conhecimentos e criando soluções para um futuro sustentável para todos. 

Sérgio conta que a relação dele com o meio ambiente e a importância de preservação começou ainda criança.

“Passei a infância na chácara onde nasci e moro até hoje, pegando fruta do pé, nadando no açude que passa nos fundos e no rio Araçuaí. Sei o bem que a natureza nos faz e as ameaças que as mudanças climáticas estão nos impondo”, conta .

Ainda segundo Sérgio Vasconcelos, o Fórum Global foi a primeira etapa para a concretização do Parlamento Mundial da Juventude. "Como filho de Araçuaí, sinto-me orgulhoso de ter participado desse marco global para o reconhecimento da importância dos  jovens no processo de discussão sobre as questões climáticas"- finalizou.


Paulo Roberto Zimmerman
(especial para o Gazeta)

 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp