Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Cultura

09/05/2012 - 12:22 - Fonte: Hoje em Dia e Jornal Gazeta de Araçuai

Grupo Galpão que já se apresentou no Vale, completa 30 anos

O Galpão , grupo de teatro mineiro, completa três décadas de atividades artísticas. Na bagagem, entre tantos prêmios, a apresentação da peça " Romeu e Julieta" em Londres, capital da Inglaterra.

Foto: Divulgação Grupo Galpão que já se apresentou no Vale, completa 30 anos
Grupo Galpão, que já se apresentou em Araçuai e Coronel Murta, segue para a Inglaterra

O Galpão , grupo de teatro mineiro, completa três décadas de atividades artísticas. Na bagagem, entre tantos prêmios, a apresentação da peça " Romeu e Julieta" em Londres, capital da Inglaterra.

 

O espetáculo faz parte da programação cultural paralela aos Jogos Olímpicos de Londres, que transcorrem entre 27 de julho e 12 de agosto, A mostra internacional de peças de Shakespeare teve início dia 22 de abril e segue até junho

 

A “ressurreição” de “Romeu e Julieta” do Grupo Galpão – termo utilizado pelo ator e diretor Eduardo Moreira para designar esta célebre remontagem, que Londres verá primeiro e, em seguida, inicia turnê no Brasil – finalmente se completa.

 

O espetáculo estaria pronto, novamente. Ágil, teria cobrado árdua superação física dos atores para reencontrar tudo o que nele seria “barroquinho, desenhadinho”, segundo a atriz Teuda Bara; para reencontrar o tom das canções e a poética desta obra apontada pelos críticos como uma das mais emblemáticas do teatro nacional em todos os tempos; e um novo momento na rica parceria com Gabriel Villela, diretor de “Romeu e Julieta” e “Rua da Amargura”, dois ápices da carreira do grupo, que redundará num novo espetáculo, previsto para estrear ano que vem.

 

Grupo já se apresentou em Araçuai e Coronel Murta

 

Na volta ao país, a montagem está escalada para ser um dos três programas teatrais que abrirão, simultaneamente, a grade da 11ª edição do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte, que acontece entre os dias 9 e 24 de junho.

 

Além da apresentação de abertura FIT/BH, o Galpão fará mais uma sessão de “Romeu e Julieta” na Praça do Papa – é a chance para quem nunca viu ou anseia rever um clássico inesquecível – e três outras, em outros espaços abertos da cidade.

 

Duas deverão ocorrer na Pampulha. Às cinco sessões abertas de “Romeu e Julieta”, o programa de comemoração dos 30 anos do Galpão prevê ainda apresentações de “Till, a Saga de um Herói Torto”, também de rua, e novas apresentações das produções mais recentes.