08/12/2022 às 19h42min - Atualizada em 08/12/2022 às 19h42min

PF deflagra operação que investiga crimes contra comunidade indígena em MG

Aldeia fica na divisa dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha (MG)

A Polícia Federal de Governador Valadares deflagrou, na manhã desta quinta-feira (8), a operação “Déjà Vu”, que investiga crimes contra a Comunidade Maxakali, em Santa Helena de Minas, na divisa dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha (MG). Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

De acordo com a PF, os investigados faziam a captação e retenção de documentos e cartões sociais, e bancários, pertencentes a índios da comunidade de forma indevida.

 

Os suspeitos vendiam produtos para os indígenas com valor superior ao praticado no mercado e depois ‘confiscavam’ os cartões como cobrança da dívida.

A operação recebeu este nome que, em francês, significa “já visto” porque, segundo a PF, não é a primeira vez que os envolvidos são investigados pelos mesmos crimes. Eles podem responder por estelionato, ameaça, apropriação indébita e extorsão.

 

Os mandados foram expedidos pelo Juízo da Justiça Federal de Teófilo Otoni. A condenação para esses crimes pode ser superior a 19 anos de prisão, além de pagamento de multa.

 

Investigação anterior

 

A Polícia Federal já realizou uma operação semelhante em Santa Helena de Minas para combater o mesmo crime, em agosto de 2020.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp