24/12/2022 às 11h16min - Atualizada em 24/12/2022 às 11h16min

Desembargador anula eleição da Câmara de Francisco Badaró

Plenário da Câmara Municipal de Francisco Badaró

O Desembargador Alberto Diniz Júnior, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais,(TJMG), determinou na última quinta-feira (22), que seja realizada uma nova eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal de Francisco Badaró (MG), após denúncias da vereadora  Vanderléia Viana dos Santos (DC), de que houve irregularidades na última eleição que deu vitória ao vereador José Maria Pereira da Silva,  conhecido por Dô (PDT).

De acordo com a vereadora, o nome dela constava na chapa vitoriosa, sem a sua autorização. Outra irregularidade apontada por ela, é o fato do nome do vereador José Maria,constar como candidato a presidente em uma chapa, e   vice-presidente em outra, contrariando o regimento interno da casa.

A eleição ocorreu no último dia 9 de dezembro. Duas chapas concorreram ao pleito,uma delas, a chapa 1, encabeçada pelo atual presidente Edmilson Cardoso Viana (PSD) e a outra, chapa 2,  pelo vereador José Maria. O resultado da eleição saiu empatado (4x4) e o vereador José Maria, venceu o atual presidente, por ser mais velho. A Câmara é composta por nove vereadores. A vereadora Vanderléia estava ausente da reunião para renovar a mesa diretora para o biênio 2023-2024.

Diante das  supostas irregularidades, a vereadora, após o resultado da eleição, entrou com requerimento para anular a sessão, o que foi aprovado por 5 votos a 4. Foi convocada nova eleição. No entanto, inconformados  com a decisão, a chapa vitoriosa, encabeçada pelo vereador José Maria,  entrou com mandado de segurança na Comarca de Minas Novas, para garantir o resultado da  primeira eleição. O recurso foi acatado pelo Juiz Otávio Scaloppe Nevony, que no mesmo processo, rejeitou pedido de embargo feito pela chapa 1 contestando a decisão judicial.

O caso foi parar no Tribunal de Justiça, em segunda instância, com decisão favorável à uma nova eleição, marcada para a próxima segunda-feira (26).

O vereador José Maria contesta as alegações da colega, afirmando que a mesma queria ser candidata também à presidência e acabou autorizado a sua inclusão em uma das chapas mas que depois desistiu. “Não há necessidade da assinatura dela ( na chapa ), mas apenas a do candidato a presidente”- disse ele. A vereadora argumenta no entanto, que seu nome foi utilizado de má fé, dentro do processo. Ela divulgou uma nota de repúdio ao caso, para a população.

O município de Francisco Badaró possui cerca de 10.244 habitantes, de acordo com o último Censo IBGE 2010.

Gazeta de Araçuaí
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp