30/12/2022 às 16h27min - Atualizada em 30/12/2022 às 16h27min

Corpo de Bombeiros esclarece demora em atendimento de ocorrência de incêndio em Araçuaí

Bombeiros durante ação de combate ao incêndio que destruiu loja em andar térreo de prédio em Araçuaí, na noite de quinta-feira (29)
 
 
 
Moradores e proprietários de imóveis próximos à Praça das Rosas, no Alto do Mercado, em Araçuaí (MG) passaram por maus momentos no início da noite desta quinta-feira (29/12)quando o térreo de um prédio de 3 andares, na avenida das Rosas, foi tomado pelas chamas de um incêndio que  causou muita fumaça e medo. Telefonemas para o Jornal Gazeta, de moradores e familares do proprietário , queixavam que a situação estava "insustentável", lamentando que o Corpo de Bombeiros havia sido acionado, e quase 40 minutos após início do incêndio não havia comparecido para combater as chamas.


 
 
O 3º Pelotão de Bombeiros Militares em Araçuaí esclareceu em nota, as razões que levaram ao não atendimento imediato da ocorrência .
 
O vereador Claúdio Nunes disse que estava passando pelo local, quando o fogo já estava acontecendo e que o Corpo de Bombeiros chegou 45 minutos depois. Em resposta, o Tenente Paulo Pinheiro, Comandante do Pelotão, informou que a demora foi de 25 minutos, por conta do atendimento de outra ocorrência.
 
Segundo a nota, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta  de 19h:40 e os militares estavam a 8km de Araçuai, retornando de um atendimento nas próximidades da vizinha cidade de  Itinga, conforme consta em protocolo interno de atendimento. 
 
"Ao tomarem ciência do incêndio, de imediato os militares deslocaram para o Pelotão para conduzirem a autobomba até ao local do incêndio, chegando  por volta das 20h:05m. Militares de sobreaviso também foram acionados" - informou a nota.

Um caminhão-pipa da prefeitura e outro de um posto de combustíveis da cidade, já estavam no local na tentativa de debelar as chamas.


 
No andar onde começou o incêndio, funcionava uma loja de Topa Tudo, para venda de móveis e eletrodomésticos usados, e uma oficina de consertos de eletroeletrônicos. Tudo foi consumido pelas chamas que não chegaram a atingir os apartamentos dos andares superiores.

Pelo menos 4 moradores estavam no prédio e foram orientadas a sair. Os prejuízos ainda não foram calculados. A maioria dos aparelhos destruídos estava no local para conserto. Foram gastos cerca de 10 mil litros de água para combater as chamas.

Um engenheiro da prefeitura e militares do Corpo de Bombeiros  vistoriaram  o local na tarde desta sexta-feira (30/12) para  tentarem identificar as causas do incêndio e liberar a área para  reforma e recuperação.


Em mensagem publicada nas redes sociais o proprietário da loja, J
onas Coimbra, está pedindo ajuda para recomeçar o negócio. " Infelizmente houve um incêndio no estabelecimento que é alugado e perdemos tudo que tinhamos no local, afetando também os moradores do prédio que tiveram que sair,  pois o local encontra-se interditado. Todas as mercadorias que estavam dentro da loja eram de clientes  para conserto de peças, tais como televisões, microondas, celulares, máquina de lavar, fogões e dentre outras peças de eletrônicos. Era de onde tirávamos nosso sustento. Peço encarecidamente para quem se sensibilizar com a nossa história e que possa nos ajudar com qualquer quantia será bem vinda. Tivemos um prejuízo em torno de R$180 mil reais, não temos por onde começar"- explicou Coimbra

 
A unidade do Corpo de Bombeiros foi  inaugurada em Araçuaí  em 17 de maio de 2022.
 
Conforme a corporação, o 3º Pelotão atende 15 cidades da região: Araçuaí, Águas Vermelhas, Berilo, Cachoeira do Pajeú, Comercinho, Coronel Murta, Divisa Alegre, Francisco Badaró, Itaobim, Itinga, Jenipapo de Minas, Medina, Padre Paraíso, Ponto dos Volantes e Virgem da Lapa.


Sérgio Vasconcelos
Repórter

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp