05/01/2023 às 12h11min - Atualizada em 05/01/2023 às 12h11min

Nomes de vice-prefeito de Berilo e de secretária de Administração de Araçuai, são usados em golpe via WhatsApp

 
 
A Polícia Civil está investigando a ação de criminosos que utilizaram o perfil  no facebook, do vice-prefeito de Berilo, no Vale do Jequitinhonha (MG), Valdim Guimarães, para aplicar um golpe, via WathsApp,  na mãe do político, na tarde da  última terça-feira (03/01).
 
Com o objetivo de extorquir dinheiro da vítima, uma senhora de 65 anos, os bandidos  enviaram para ela ,  uma mensagem ,se passando pelo vice-prefeito, para que fôsse depositasse R$ 7.200 reais em uma determinada conta, para que ele pudesse realizar o pagamento de uma compra. Sem nada desconfiar, a idosa foi até a agência do Banco do Brasil em Berilo, e passou um TED(Transferência Eletrônica Disponível) para uma conta  da agência do Banco do Brasil em Ceilândia, Brasília (DF).Só que era um golpe. "Não pedi minha mãe nenhum dinheiro emprestado"- admitiu  Guimarães.

 
"Eu fiquei surpreso. Porque, na verdade, a gente nunca espera que vá acontecer com a gente. Que alguém ia pegar minha foto e usar pra cometer golpes. Eu achei muito estranho, até porque é muita ousadia de um indivíduo querer dar golpe usando fotos e nomes de outras pessoas. Temos de ficar alertas. Que sirva de exemplo",- destacou o vice-prefeito.

Golpe pelo Zap

 
Em agosto do ano passado, a atual secretária de administração da prefeitura de Araçuaí, Bárbara Néri, caiu em um golpe semelhante. " Enviaram uma mensagem para o Zap de minha mãe,  de 68 anos,que é professora aposentada em Coronel Murta.
 
A mensagem com o seguinte teor " Por conta do meu aplicativo fiquei com uns pagamentos pendentes mãe. Confirmando este pagamento vou ao banco habilitar o meu aplicativo e já reponho o valor integral", acabou convencendo a aposentada a depositar R$ 2 mil para uma pessoa  de nome Claudia M G Silva.
"Se ele tivesse me enviando mensagem ou ligado para mim, certamente o golpe não seria aplicado"- observou Bárbara Néri.
 
Em Coronel Murta, (MG), um jovem chegou a ser preso aplicando golpes pela internet, em meados do ano passado.
 
O especialista em prevenções de fraudes Fernando Guariento, da empresa AllowMe, diz que , nesse golpe o estelionatário tem a vantagem de ter informações pessoais da vítima, como o nome de familiares próximos. Isso acontece porque muitos usuários de redes sociais deixam o perfil aberto a desconhecidos e marcam em fotos amigos e parentes.
 
Embora esse tipo de golpe tenha motivado alertas constantes por parte de autoridades, especialistas e de familiares de vítimas em potencial (idosos, por exemplo), o fato é que a cada dia surgem novas vítimas. 
Mesmo com toda a divulgação, há quem caia na lábia dos criminosos. Uma das dicas é nunca efetuar transferências solicitadas por pessoas aparentemente conhecidas quando há esse tipo de argumento.
 
Uma medida simples e eficiente é sempre telefonar para o número já catalogado na agenda e verificar a situação. Inclusive quando o nome e a foto que aparecem na tela são do familiar ou amigo. Desconfie de pedidos urgentes de dinheiro, sobretudo quando envolvem altos valores.
 
Sérgio Vasconcelos
Repórter
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp