12/01/2023 às 18h26min - Atualizada em 12/01/2023 às 18h26min

Diagnosticado com meningite, Frei Chico sofreu parada cardíaca e danos cerebrais. O quadro de saúde dele é grave.

Ele está hospitalizado no Hospital Madre Teresa em Belo Horizonte

Frei Chico fundou na década de 70, o Coral Trovadores do Vale, em Araçuaí
 
 
O frade franciscano e pesquisador, Francisco Van Der Poel, popularmente conhecido como frei Chico, holandês, de 83 anos, sendo 56 vividos no Brasil e  mais de dez no Vale do Jequitinhonha(MG), foi diagnosticado com meningite no último domingo (08/01), quando sofreu uma parada cardiorrespiratória, durante a realização de uma tomografia no tórax.
 
O religioso está internado no CTI do hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte, e o estado de saúde dele é grave.
 
Ao sofrer a parada cardiorrespiratória, Frei Chico foi submetido a procedimentos de reanimação, tendo um retorno após 40 minutos, o que levou a um quadro de Encefalopatia Anóxica (falta de oxigenação do cérebro), ocasionando graves danos neurológicos irreversíveis, informou Frei 
Humberto Fernado Leite, secretário provincial




 
 
Frei Chico é membro do corpo docente do Instituto Jung, em Belo Horizonte, do corpo docente do Instituto Santo Tomás de Aquino. Ele é formado em teologia, na Holanda, licenciado em filosofia, em São João del Rei e já publicou seis livros.
 
Nos últimos 50 anos, frei Chico pesquisou dentro e fora do país assuntos ligados à cultura e fé popular. Chegou à Europa, vasculhou antigos arquivos de Portugal em busca de pistas que pudessem elucidar questões ligadas aos saberes do povo humilde do Vale do Jequitinhonha. É fundador do Coral Trovadores do Vale, de Araçuaí, onde morou por vários anos. Por ocasião da tradicional Festa do Rosário dos Homens Pretos de Araçuaí, ele retorna à cidade para participar das celebrações da Irmandade.


Gazeta de Araçuaí

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp