16/01/2023 às 12h30min - Atualizada em 16/01/2023 às 12h30min

Grupos de Cultura, amigos, indígenas e admiradores, dão o último adeus a Frei Chico, em Araçuaí

Cortejo fúnebre percorreu ruas da cidade. Fotos-Darlian Rodrigues e Sérgio Vasconcelos
 
Corais de Araçuaí e Tamborzeiros da Irmandade do Rosário dos Homens Pretos, além de amigos e admiradores, prestam suas últimas homenagens ao frade franciscano holandês, Frei Francisco Van der Poel, carinhosamente conhecido por Frei Chico, que morreu aos 83 anos, no último sábado (14/01) em Belo Horizonte, no hospital Madre Teresa, onde estava hospitalizado desde  o dia 8 de janeiro.

O enterro será as 17 horas desta segunda-feira (16/01) no Cemitério do Rosário, ao lado da igreja do mesmo nome, em Araçuaí (MG). O corpo será sepultado no túmulo do também franciscano holandês, Frei Rogato, que faleceu na década de 1950 e a quem se atribui milagres.

 
Um  carro do Corpo de Bombeiros levando um grupo de tamborzeiros,  e outro, executando músicas do Coral Trovadores do Vale, (fundado por Frei Chico), puxaram  o cortejo fúnebre que saiu de uma funerária, no Alto do Mercado, percorreu várias ruas da cidade, passando pelo Museu Frei Chico, no bairro Esplanada , seguindo pelo centro da cidade até a igreja onde ocorre o velório desde as 9 da manhã.
 
 O estado de saúde de Frei Chico  se agravou no último domingo (08), após a realização de uma tomografia no tórax, quando teria sofrido uma parada cardiorrespiratória e ser diagnosticado com meningite.  O frade foi submetido a um procedimento de reanimação, o que aconteceu após 40 minutos. Porém, Frei Chico apresentou um quadro de encefalopatia anóxica (falta de oxigenação do cérebro), ocasionando graves danos neurológicos irreversíveis. 
 
A prefeitura de Araçuaí, lamentou o falecimento deFrei Chico e decretou luto oficial de três dias na cidade. No decreto, o prefeito Tadeu Barbosa destaca que frei Chico "prestou inestimáveis serviços ao município de Araçuaí e ao Vale do Jequitinhonha, tendo exercido a missão de vida dedicada à promoção da Cultura Popular de Araçuaí, do Vale do Jequitinhonha e de seu povo.
 
Frei Chico era holandês e chegou ao Brasil na década de 1960.


 
Além do Coral Trovadores do Vale, que se apresentou pela manhã, na missa de corpo presente do religioso, também prestam homenagens à Frei Chico, os corais Araras Grandes e do Rosário, indígenas da Aldeia Cinta Vermelha Jundiba e o Grupo de batuque do Arraial dos Crioulos. A cerimônia está sendo transmitida ao vivo, através de uma live, na página da prefeitura de Araçuaí, no facebook.
 
"Nos vários momentos em que estivemos reunidos, a sua eloquência em defesa da cultura do povo negro, índio, irmãos do candomblé, da Umbanda e tudo que permeia o modo de viver dos menos favorecidos, precisa ser (re)contado para que o mundo reflita sobre a fé e a religiosidade de cada povo de um lugar.
Enfim, sigamos com o legado do pensamento redondo; da inquietude do padre-palhaço; da alegria do trovador-cantor; lutando por Paz, Bem, Justiça e Bondade", escreveu em sua página no facebook, a primeira-dama do município, Aline Carmona, criadora do Museu de Araçuaí, que leva o nome de Frei Chico e da artesã Lira Marques.

 
Trajetória
 
Frei Chico foi pároco da Diocese de Araçuaí e durante este período acumulou mais de 15 mil páginas que registravam a cultura relacionada com a fé e a espiritualidade da população da região. Lançou o Dicionário da Religiosidade Popular: Cultura e Religião no Brasil, além de outros 5 livros de cultura popular, com ajuda da amiga e artesã Lira Marques.
 
Em Araçuaí, fundou o Coral Trovadores do Vale. Era um dos grandes incentivadores da secular festa da Irmandade dos Homens Pretos do Rosário de Araçuaí. 
 
O franciscano também era membro do corpo docente do Instituto Jung, em Belo Horizonte; do Conselho do Centro da Memória da Medicina, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); do corpo docente do Instituto Santo Tomás de Aquino; de teologia, da Comissão Mineira do Folclore; do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e da Ordem dos Músicos do Brasil. Era formado em Teologia, na Holanda e licenciado em filosofia, em São João del Rei (MG).


Sérgio Vasconcelos
Repórter
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp