02/02/2023 às 12h33min - Atualizada em 02/02/2023 às 12h33min

Jornalista Glória Maria, que morreu no RJ, já foi alvo de lenda urbana em Araçuaí.

 
 
A jornalista Glória Maria, que faleceu no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (02), aos 73 anos, chegou a ser alvo de uma narrativa sem fundamento, de que ela era nascida no bairro Corredor, em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha (MG).
 
Muitos moradores da cidade  afirmavam veementemente que a menina pobre, negra e franzina, havia se mudado da cidade ainda muito pequena, junto com a familia, e que era inclusive parente da Família Quilombola dos Baú. Eu mesmo ouvi esta história durante muito tempo, e cheguei a desmentí-la dezenas de vezes. Esta narrativa permaneceu entre nós, por algum tempo. Moradores mais velhos do Corredor e do Pedregulho, afirmavam com uma certeza incrível, terem  conhecido a família (rs). E que depois da mudança para o Rio de Janeiro, haviam perdido o contato.
 
Glória Maria era filha de um alfaiate e de uma dona de casa.Certamente, nunca veio por estas paragens do Vale do Jequitinhonha, quiça, em Araçuaí ! Nasceu no bairro de Vila Izabel, zona norte do Rio de Janeiro.
 
 Na infância, estudou em escolas públicas. Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), na época, conciliava os estudos com o trabalho de telefonista na Embratel, até entrar para a Globo, onde passou por vários programas.
 
Vaidosa, Glória Maria mantinha um mistério em torno de sua idade. Mas, de acordo com uma imagem divulgada em 2014, da renovação do plano de saúde da apresentadora do Globo Repórter, mostrou uma possível data de nascimento: 15 de agosto de 1949. Glória entrevistou grandes celebridades ao longo de sua trajetória como Madonna e Michael Jackson.
 
O que são lendas urbanas
 
Lendas urbanas,são pequenas histórias de caráter fabuloso ou sensacionalista muitas vezes com elementos de mistérios ou também com temas horripilantes, amplamente divulgadas de forma oral, por e-mails ou pela imprensa e que constituem um tipo de folclore moderno. São frequentemente narradas como sendo fatos verdadeiros a um "amigo de um amigo" ou de conhecimento público.


Sérgio Vasconcelos
Repórter

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp