Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Educação

05/06/2012 - 09:32 - Fonte: Blog do jornalista Oliveira Júnior, de Janaúba com modificaç

UFVJM lança simbolicamente o inicio das obras do Campus de Janaúba

Em Janaúba a universidade iniciará com 8 cursos: engenharia de minas, engenharia metalúrgica, engenharia de materiais, engenharia física e química industrial e três licenciaturas: Filosofia, Psicologia e Educação Artística.

Foto: Thalis Antunes UFVJM lança simbolicamente o inicio das obras do Campus de Janaúba
O local escolhido foi na margem esquerda da BR-122 (sentido Janaúba-Montes Claros), num antigo haras

O inicio simbolico  das obras do campus da UFVJM-Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri- Campus Janaúba- foi  realizado naquela cidade do norte de Minas, nove meses após ter sido criado pela Presidente Dilma Roussef.

 


A reitoria da UFVJM esteve na cidade no dia 29 de maio ocasião em que promoveu o ato referente ao local onde poderá ser instalado o campus .
 
O local escolhido foi na margem esquerda da BR-122 (sentido Janaúba-Montes Claros), num antigo haras e poucos metros adiante de um motel – o primeiro e único de Janaúba.
 
 
O reitor Pedro Ângelo não definiu a data de início da obra, pois depende de licitação pública.
 
 Ele anunciou que planeja a realização do  primeiro vestibular da UFVJM- campus de Janaúba-  no final deste ano ou princípio de 2013, independente da obra do campus  estar  concluída ou não.
 
Caso ocorra isso, a primeira turma poderá estudar em unidades provisórias na cidade de Janaúba, possivelmente no seminário da Diocese de Janaúba.
 
 
O reitor lembrou que em Janaúba a universidade iniciará com 8 cursos: engenharia de minas, engenharia metalúrgica, engenharia de materiais, engenharia física e química industrial e três licenciaturas: Filosofia, Psicologia e Educação Artística.
 
 
UFVJM no Vale
 
A UFVJM possui campus em Diamantina e Teófilo Otoni e o anúncio sobre a implantação dos campus de Janaúba e Unaí gerou protestos no  Vale do Jequitinhonha.
 
Após a pressão das ruas e da opinião pública, com várias campanhas e passeatas, a UFVJM incluiu em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) a criação de campus em Araçuai, Almenara, Capelinha , no Vale do Jequitinhonha e Nanuque no Vale do Mucuri.
 
Não há prazo definido para inicio das obras, mas a previsão que isto aconteça somente a partir de 2013.