Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Cultura

30/04/2015 - 09:14 - Fonte: Gazeta de Araçuai

Peça Vulgaridades Sublimes, baseada em Machado de Assis, chega à Araçuai

Vulgaridades Sublimes”, peça da Insensata Cia. de Teatro, é uma adaptação de contos de Machado de Assis

Foto: divulgação Peça Vulgaridades Sublimes, baseada em Machado de Assis, chega à Araçuai
Peça revela aspectos de um ser humano universal

Entre os dias 16 e 18 de maio, o Centro Cultural Luz da Lua, em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha, encena a peça Vulgaridades Sublimes. As sessões acontecem sempre a partir das 20:30h.

 

Há pouco mais de  quatro anos subia ao palco, pela primeira vez, a Insensata Cia de Teatro. O nome era outro, Carapiá Cia de Teatro.

 

Foi com ele que um grupo de alunos do Teatro Universitário da UFMG, o TU, começou uma trajetória de espetáculos de rua, noites de contos, cenas curtas e intervenções com palhaços.

 

Hoje, Keu Freire, Brenda Campos, Glenda Bastos, Dani Guimarães e Jú Abreu levam para a 41ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança o drama Vulgaridades Sublimes, baseado nos contos Pai contra Mãe e A Cartomante, de Machado de Assis.

 

 A montagem revela situações recorrentes e passionais, como a paixão de um homem e uma mulher, o sentimento de traição ou o amor de um pai pelo filho. Todas elas responsáveis por levar o ser humano a atitudes extremas.

 

Ao priorizarem o texto, dispensando um cuidado com as palavras ditas, os atores conseguem tornar a obra de Machado de Assis mais acessível, preservando toda a sofisticação temática.

 

 O cenário é simples, composto de telas transparentes e acessórios. Tambor, violão e chicote complementam as cenas, caprichadas com a expressividade dos figurinos.