10/04/2023 às 13h31min - Atualizada em 10/04/2023 às 13h31min

Mistério cerca incêndios criminosos em fazenda de Araçuai.

Um dos alvos, foi um antigo engenho existente na fazenda

Uma antiga fazenda localizada na região do Setúbal, zona rural de Araçuai, no Vale do Jequitinhonha (MG), tem sido alvo de incêndios criminosos, desde 2019. Familiares do produtor rural,  Antonio José Ramalho dos Santos,  de 64 anos, conhecido por Nenzinho, denunciam que o último ocorreu no dia 2 de abril, totalizando seis incêndios. Foram registrados os boletins de ocorrência, mas até o momento nenhum suspeito foi preso.
A família cobra uma investigação rigorosa sobre o caso.



"No início da madrugada de 2 de abril, eu voltava de Araçuaí, passando pela estrada rural da Comunidade Nossa Senhora Aparecida/ Setúbal,  e quando estava nas proximidades da casa do meu Tio Nenzinho, avistei de longe as labaredas no engenho construído pelo meu avô, ha mais de 60 anos.  Saí do carro às pressas, chorando e gritando por meu tio (que dormia naquele momento) para que pudéssemos conter as chamas"- contou Rosilane Ramalho  dos Santos Pinho, sobrinha do produtor. "Se eu não tivesse chegado naquele momento, o prejuízo seria enorme- acrescentou.

"Naquela noite atearam fogo em dois pontos distintos. Foram momentos angustiantes, de muita tristeza e dor, ver meu tio passar por aquele sofrimento mais uma vez, carregando baldes de água para conter as chamas"- lamentou a mulher. "Foi necessário mais de uma hora para conter o fogo e resfriar o material de combustão"- lembrou.





Seis incêndios 


Ela destaca que não é a primeira vez que invadem e ateiam fogo  na propriedade. "Já foram seis e eles sempre acontecem à noite: em dezembro de 2019; outubro de 2021; dezembro de 2022; 20 de fevereiro de 2023, 26 de fevereiro 2023,  e o último na madrugada do dia 2 de abril deste ano.


Veja imagens do último incêndio. Clique no link abaixo.


WhatsApp Video 2023-04-06 at 14.15.56.mp4


"Os familiares e amigos clamam para que a comunidade nos ajude a identificar e denunciar os vândalos. Estes atos não podem virar rotina na nossa comunidade", observa Rosilane. Para ela, não há como calcular os prejuízos. " É mais um desgaste emocional e psicológico de não ter tranquilidade, de você estar dormindo e acordar com fogo na propriedade"- observa a sobrinha do produtor.. 

Procurado pela reportagem, o delegado de Araçuai, Ciro Roldão, garantiu que vai continuar a investigar o caso. De acordo com os familiares do produtor, não ha suspeitos. Qualquer informação, ligar 190, (Polícia Militar) com a garantia do sigilo.

Sérgio Vasconcelos
Repórter

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp