25/11/2021 às 10h25min - Atualizada em 25/11/2021 às 10h25min

​Entidades debatem diferentes formas de atuação no enfrentamento à violência contra a mulher.

O encontro possibilitou ainda que as entidades explanassem suas atuações e missões dentro da rede, o que auxilia no trabalho diário das outras instituições.


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realizou no último , 24 de novembro, o encontro de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

O evento teve como objetivo apresentar o papel que cada entidade desempenha no processo, buscando o fortalecimento da rede.
Participaram da iniciativa, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital São Vicente de Paulo, Superintendência Regional de Ensino, Polícias Civil e Militar, Câmara Municipal, prefeitura e Organizações Não Governamentais.

As apresentações ocorreram conforme o fluxo de atendimento da rede de enfrentamento. O processo, segundo a  psicóloga Angela Maria Oliveira Guimarães que mediou o encontro, envolve, muitas vezes, a atuação de diferentes entidades nos serviços que vão desde a abordagem à mulher vítima de violências, até o acolhimento temporário ou provisório.
Durante o  encontro, cada entidade pode apresentar o seu trabalho aos demais envolvidos no processo, possibilitando que todos entendam como funciona a atuação de cada equipe na rede e como isso tudo, somado, gera resultados positivos..

O encontro possibilitou ainda que as entidades explanassem suas atuações e missões dentro da rede, o que auxilia no trabalho diário das outras instituições.
 
A proposta é construir políticas públicas na estruturação de ações concretas em defesa dos direitos da mulher, enfatizando a responsabilidade do Estado e a necessidade de atuação expressiva da sociedade na reparação das desigualdades de gênero, raça e classe.

O delegado de Polícia Civil, Adriano Miguel, que participou do encontro, ressaltou a importância do registro das ocorrências por parte das vítimas, em casos de violência doméstica.
A rede de enfrentamento à violência contra as mulheres diz respeito à atuação articulada entre as instituições/ serviços governamentais, não-governamentais e a comunidade, visando ao desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção e de políticas que garantam  os direitos das mulheres e que as práticas dessas condutas propostas, sejam efetivamente aplicadas na realidade e, com isso, possa  quebrar o ciclo da violência contra a mulher.

Mulheres em situação de violência ou testemunhas de violência contra mulheres, podem  fazer uma denúncia ou buscar acolhimento
A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 - está disponível diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As denúncias são registradas e encaminhadas aos órgãos competentes.

Sérgio Vasconcelos
Repórter
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp