02/05/2023 às 12h32min - Atualizada em 02/05/2023 às 12h32min

Novo Cruzeiro receberá a edição do Pedal da Cachaça

A cidade de Novo Cruzeiro, receberá a primeira edição do Pedal da Cachaça, no dia 7 de maio. O encontro acontece na Praça da Vila Barrinha. O Município é conhecido como a “terra da cachaça”, por causa do grande número de alambiques existentes na região, que produzem 200 mil litros da iguaria por ano.

 
O evento integra a programação clicloturística da Rota Bahia-Minas, destino por onde passava a antiga ferrovia, que ligava o Sul da Bahia aos vales do Jequitinhonha e Mucuri (MG).

 


Durante o Pedal da Cachaça, os participantes terão a oportunidade de vivenciar aventuras inéditas pelos atrativos naturais da região e pela arquitetura histórica da cidade e seu entorno.
 
Além disso, vão conhecer os tradicionais alambiques e cachaçarias, além de degustar as famosas cachaças produzidas artesanalmente.
 
 
O passeio começa com um café da manhã dos ciclistas na Pastelaria Central. O proprietário é adepto do pedal e, por isso, criou o “Café do Ciclista”, uma refeição especial para dar muita energia aos atletas.
 
O passeio também inclui uma parada na Pedra Formosa, localizada no povoado do Ribeirão da Pedra, há 28 km do centro de Novo Cruzeiro. Eles ainda irão conhecer as trilhas de montanhismo da região, com inúmeras formações rochosas e belas paisagens.
 
Na Fazenda Borá, em Novo Cruzeiro, os participantes do pedal também vão ver de perto a produção da Cachaça Boralina, produzida desde 1850, a bebida tem elevado padrão de qualidade, que já rendeu premiações internacionais. Durante a visitação também será possível ver o primeiro moinho movido por roda d'água da região, o casarão da família e as dornas (barris de madeira) centenárias.
 
Já a passagem pelo distrito de Queixada, será um convite para uma verdadeira viagem no tempo, com seu conjunto arquitetônico histórico, composto pela antiga estação ferroviária e o museu da cidade (antiga casa do maquinista).
 
Os visitantes também participarão de rodas de repente e ciranda, que serão apresentadas por um grupo de mulheres da comunidade que cantarão as tradicionais cantigas de roda e repentes. Haverá ainda, um almoço com as delícias da culinária mineira, na Pensão da Luiza.
 
Além de toda experiência oferecida ao longo do trajeto – serão 42 km de competição, e 30 km para turismo, os ciclistas também terão o desafio de pedalar em altitudes elevadas e em terrenos arenosos, e poderão optar por modalidades de competição, com direito a pódio e premiação.
 
Além de Novo Cruzeiro, outros cinco municípios da Rota Bahia-Minas também serão cenários de ações previstas para acontecer em julho, agosto e setembro deste ano – em Ladainha, Poté e Teófilo Otoni, respectivamente -, e no primeiro semestre de 2024 – em Araçuaí e Carlos Chagas.

Cronograma:

7h30 - Boas-vindas e largada oficial

8h30 às 15h - Tour na Rota da Cachaça e Bahia-Minas

Visita e degustação na Cachaça Formosinha;

Visita, almoço e apresentação cultural na Comunidade Queixada - apresentação de sanfona e da Ciranda das Mulheres Repentistas;

Visita e degustação na Cachaça Boralina;

Retorno para Novo Cruzeiro

Para participar é preciso fazer uma inscrição pelo site.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp