Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Esportes

12/03/2012 - 10:17 - Fonte: Álbano Silveira Machado

5 cidades do Vale serão sede dos Jogos Escolares de Minas

As cidades de Araçuaí, Diamantina, Felisburgo, Novo Cruzeiro e Ponto dos Volantes serão sede da etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais.

Na regional de Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, deverão participar escolas dos 22 municípios sob a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino. Em Felisburgo, no Baixo Jequitinhonha, serão disputados jogos da SRE de Almenara. Em Novo Cruzeiro e Ponto dos Volantes, serão jogos da SRE de Teófilo Otoni. E em Diamantina, os jogos escolares de escolas públicas do Alto Jequitinhonha.

 

Os jogos deverão acontecer entre os meses de maio e junho. A primeira etapa municipal, para classificar as escolas do município, serão realizadas em abril.


O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas é o maior e o mais importante Programa esportivo-social de Minas Gerais e faz parte do projeto Minas Esporte do Governo do Estado. É uma competição esportiva--educacional, podendo participar as escolas com alunos do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios.


Os Jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos e Módulo II, de 15 a 17 anos .

As modalidades disponíveis no JEMG são: atletismo, atletismo PCD, basquete, futsal, handebol, judô, natação, peteca, tênis de mesa, vôlei e xadrez, nos naipes masculino e feminino.
 

As etapas do JEMG A primeira etapa é a municipal e os primeiros lugares de cada modalidade, nos dois módulos, seguem para a segunda etapa, a microrregional, que acontece no período de 1º de abril a 5 de junho.



O Estado é divido em 47 microrregiões e cada Superintendência Regional de Ensino − SRE, ligada à Secretaria da Educação, auxilia o andamento dos Jogos. Os primeiros lugares das modalidades coletivas e os 4 primeiros colocados do xadrez levam os alunos-atletas para a 3ª etapa, denominada etapa regional.


A divisão regional da disputa dos jogos segue uma lógica estranha à região. Enquanto, os municípios das Superintendências Regionais de Ensino de Almenara, Araçuaí e Teófilo Otoni estão na Regional Vale do Aço, os vinculados à Diamantina estão na Regional Norte.

 

A etapa regional acontece em 6 Municípios do Estado, no período de 27 de junho a 2 de julho.
Além das modalidades coletivas, participam os alunos-atletas do atletismo. A 4ª etapa é a estadual e acontece no período de 8 a 13 de agosto de 2011. Nela disputam os campeões das 6 regionais, incluindo as modalidades atletismo PCD, judô, natação, peteca e tênis de mesa.
 

Nesta fase, as escolas de Belo Horizonte participam da competição com os campeões das modalidades coletivas, os três primeiros lugares nas categorias individuais e os 4 primeiros lugares do xadrez, previamente selecionados nos Jogos Escolares de Belo Horizonte − JEBH.


Organização


O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais − JEMG é um Programa do Governo de Minas em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude e com a Secretaria de Estado da Educação.