Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Cultura

29/06/2012 - 11:24 - Fonte: UFMG

Programa Polo de Integração da UFMG promove 30° Festivale

O Festival teve sua origem no I Encontro de Compositores do Vale do Jequitinhonha, que mostrou aos seus organizadores a necessidade de expandir a cultura do Vale.

Foto: divulgação Programa Polo de Integração da UFMG promove 30° Festivale
Informações sobre programação e inscrições no site da Fecaje - www.fecaje.org.br

 



Será realizado de 22 a 28 de julho, na cidade de Itaobim, o maior festival da cultura do Vale do Jequitinhonha, o 30º Festivale.

 

O Festival é realizado pela Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha (Fecaje) e tem como parceiro o Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha.

 

Todos os eventos são abertos ao público.

 

Os interessados em participar do Festival de Música e da Noite Literária devem se inscrever até o dia 9 de julho no site da Fecaje - www.fecaje.org.br.



Neste ano, a 30ª edição do Festivale integra a programação comemorativa do cinquentenário da cidade de Itaobim.

 

Com a proposta de promover a valorização da cultura da região, o público poderá conferir apresentações musicais com artistas da região, espetáculos de dança e teatro, oficinas artísticas, além da tradicional Feira de Artesanato da região.



Festival de Música



Com o intuito de incentivar a produção musical da região e lançar novos artistas, será promovido nos dias 26, 27 e 28 de julho o festival de música.

 

Poderão participar compositores e intérpretes nascidos ou residentes no Vale.

 

As músicas inscritas deverão ser inéditas, e o valor da inscrição é de 25 reais por canção.

 

Entre os talentos revelados por este festival estão Paulinho Pedra Azul, Rubinho do Vale, entre outros.



Noite Literária



Durante o concurso de poesias que será realizado no dia 25 de julho, serão realizadas apresentações e leituras literárias com o objetivo de resgatar e valorizar a linguagem escrita que é uma importante forma de manifestação cultural da região.

 

Podem participar autores nascidos ou residentes em todo o território nacional. Os textos devem ser inéditos e o valor da inscrição é de 20 reais.



Sobre o Festivale



O Festival teve sua origem no I Encontro de Compositores do Vale do Jequitinhonha, que mostrou aos seus organizadores a necessidade de expandir a cultura do Vale.

 

Desde então o evento ocorre anualmente, e a cada edição uma das cidades da região é escolhida como Capital Cultural do Vale do Jequitinhonha.

 

A cada festival o público é cada vez maior, disseminando a riqueza cultural do Vale pelo Brasil e pelo mundo, revelando grandes talentos da música popular, sem perder de vista sua proposta principal de atuar politicamente e culturalmente para transformar a realidade das cidades e do povo do Jequitinhonha.



Informações sobre programação e inscrições no site da Fecaje - www.fecaje.org.br