03/07/2023 às 12h49min - Atualizada em 03/07/2023 às 12h49min

​Evento em Araçuai discute a corrida do lítio na região.


 
 
Elemento essencial para a fabricação de baterias de longa duração, como as utilizadas em carros elétricos, o lítio entrou na rota de governos e empresas como produto estratégico para o desenvolvimento da economia de baixo carbono. 
 
Nesta segunda-feira ( 03/07)  foi aberto em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha (MG),o evento Lithium Business, a primeira iniciativa do tipo no município, para que as empresas  mineradoras, com a participação dos seus executivos (CEO's), possam falar dos  desafios, limites e oportunidades relativas à exploração do mineral. As conferências seguem até quarta-feira (5), no Condomínio Jardim das Palmeiras. A entrada é franca.  Cerca de 500 pessoas entre inscritos e convidados, estão participando do evento. Além das palestras, as empresas montaram seus respectivos standes no local.
 
A empreitada, liderada pelo Engenheiro Rossandro Ramos, da Unirio e Finep( Financiadora de Estudos e Projetos) tem como objetivo fomentar o debate sobre a exploração do minério e discutir o  crescimento econômico no Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas, considerada ainda  uma das regiões mais  carentes do Brasil.




O evento conta com a moderação do professor Carlos Alberto Teixeira, ex-presidente do BDMG ( Banco de Desenvolvimento de MG) e Presidente do Mercado Comum, além do ex-ministro Raul Jungman,  diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).
O anfitrião será o Prefeito de Araçuai, Tadeu Barbosa de Oliveira, que recepcionará os Prefeitos de Itinga, João Bosco Versiani Gusmão Cordeiro   e o Prefeito de Salinas, Joaquim Neres Xavier Dias, quando todos darão boas vindas aos CEO’s presentes.


 Vale do lítio.

De acordo com pesquisas realizadas pelo Serviço Geológico Brasileiro, existem no Vale do Jequitinhonha, agora também conhecido como Vale do Lítio,  45 jazidas com grande potencial econômico, capazes de garantir fornecimento do mineral por um longo prazo. 
 
O mercado de lítio começou a se aquecer depois que o governo federal flexibilizou as exportações de lítio, em 2022. 

Desde a década de 70, ele era considerado estratégico, com regulação de controle para o comércio exterior. Isso porque o lítio é utilizado nos reatores nucleares. 

O Vale do Lítio é formado por 14 cidades: Araçuaí, Capelinha, Coronel Murta, Itaobim, Itinga, Malacacheta, Medina, Minas Novas, Pedra Azul, Virgem da Lapa, Teófilo Otoni e Turmalina, no Nordeste de Minas, e Rubelita e Salinas, no Norte mineiro.


Sérgio Vasconcelos
Repórter
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp