11/07/2023 às 11h13min - Atualizada em 11/07/2023 às 11h13min

Após lacre de balsas sobre o Rio Araçuai, prefeitura de Francisco Badaró e Marinha, treinarão operadores.

 
 
Após lacres feitos pela Marinha do Brasil, com correntes e cadeados, nas duas  balsas sobre o Rio Araçuai,instaladas nas Comunidades Várzea da Páscoa  e Lagoa do Engenho, no município  de Francisco Badaró, no Vale do Jequitinhonha (MG), a prefeitura abrirá edital para curso de formação para operadores do transporte.
 
A decisão de treinar operadores já estava sendo tomada, segundo o prefeito Reginaldo Martins (PT), antes de
um trágico acidente que resultou em duas mortes, de pai e filho, durante uma travessia em uma das balsas, na tarde de sexta-feira (30 de junho), na Comunidade de Várzea da Páscoa.

O motorista do veículo estava acompanhado do pai, a esposa e uma criança,  filha do casal. A balsa estava sendo manobrada pelo motorista. Após a chegada do outro lado da margem, o motorista entrou no carro para seguir viagem, momento em que a balsa se afastou e o carro- onde estavam somente ele e o pai- caiu na água. Ambos se afogaram.



 

De acordo com o prefeito , as balsas são  mantidas pela prefeitura, mas diante de denúncias com motivações políticas (segundo ele), as embarcações foram  interditadas em março deste ano,pela Marinha, porque o barqueiro não tinha curso de navegação. As balsas ficaram no local mas,  estavam sendo usadas pela população para ter acesso às estradas que ligam Francisco Badaró à Virgem da Lapa e vice-versa.




 
O prefeito informou também que a Administração Municipal tem adotado outras medidas, para que a determinação dos lacres seja cumprida, até que seja concluído o processo de regularização e capacitação dos operadores, como por exemplo: a colocação de placas informando a população sobre o lacre, retirada das cordas que permitiam o deslocamento das balsas e rampas de acesso.
 
Reginaldo Martins lamentou o acidente que vitimou pai e filho, e faz um apelo para que os lacres não sejam rompidos, o que constitui crime, além de afetar todos os trâmites que estão sendo providenciados para resolver o problema.
 
  
 
“Diante desta situação a população tem enfrentado dificuldades de acessar serviços básicos da saúde, educação e alimentação.Informamos que está em licitação a contratação de engenheiro naval para organização do processo de inscrição, laudos e vistorias e a previsão do curso foi negociada para se realizar no próprio município, no próximo mês  de agosto e deverá ser ministrado pela própria Marinha”- informou o prefeito.

Gazeta de Araçuai
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp