19/07/2023 às 17h28min - Atualizada em 19/07/2023 às 17h28min

Justiça determina afastamento de escrivã da PC de Araçuai, acusada de irregularidades.

Caso tramita sob segredo de Justiça no Fórum da Comarca de Araçuai
 
A escrivã Normélia  Lopes Gama,  de Araçuai, que estava lotada atualmente na Delegacia de Polícia Civil de Virgem da Lapa,  no Vale do  Jequitinhonha (MG) foi afastada de suas funções, por determinação do Poder Judiciário, através de sentença do Juiz Nilton José Gomes Júnior, da Comarca de Araçuai. O juiz determinou ainda que no prazo de 24 horas, a escrivã entregasse na Delegacia de Araçuai suas armas funcionais, sob pena de mandado de busca e apreensão.Ela foi advertida que, em caso de descumprimento das medidas, poderia ter decretada a sua prisão.

A decisão é de Primeira Instância, e dela cabe recurso.



 
De acordo com a denúncia, a escrivã, que está em processo de pedido de aposentadoria, valendo-se de sua condição de policial, inseriu dados falsos em sistemas informatizados da Polícia Civil, fraudando procedimentos envolvendo familiares dela,  e coagindo servidores da delegacia, com intuito de obter vantagem indevida. Ainda segundo a denúncia, há anos a escrivã tem desrespeitado colegas e superiores com ameaças e assédio moral, principalmente quando contrariada em seus interesses.

Há relatos de servidores moralmente assediados por ela e que, em razão do meio ambiente de trabalho tóxico, desenvolveram quadros depressivos, com necessidade de acompanhamento psiquiátrico e uso de medicamentos controlados." Ela é uma pessoa arrogante, prepotente e mal- educada"- disse uma testemunha que pediu para não ser identificada.


 
Ainda segundo a denúncia, a escrivã utilizou senhas de colegas para entrar no sistema da Polícia para manipular e interferir em procedimentos criminais investigatórios e assim, beneficiar  dois sobrinhos e um amigo.

 
Nesta quarta-feira ( 19/07) a Assessoria de Comunicação da Polícia Civil, confirmou as informações. 
 Em nota , a"Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que, a partir de investigação desenvolvida pela Delegacia de Polícia Civil em Araçuaí, o Poder Judiciário acolheu a representação da autoridade policial e determinou o afastamento da servidora de suas funções que, valendo-se do cargo de agente pública, praticou condutas ilícitas"- disse a nota divulgada à imprensa.

A escrivã está proibida de se aproximar ou de manter contato por qualquer meio de comunicação com as testemunhas.


 
Procurado pela reportagem, o delegado de Polícia Civil em Araçuai, Ciro Roldão, não quis se manifestar sobre o caso, alegando segredo de justiça. A Corregedoria da Polícia Civil abriu procedimento para apurar as denúncias.


Gazeta de Araçuai

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp