27/07/2023 às 17h07min - Atualizada em 27/07/2023 às 17h07min

BRASIL EMBARCA O PRIMEIRO LÍTIO VERDE DO MUNDO: ZERO CARBONO, ZERO REJEITOS E SEM BARRAGENS

Evento com presença do Vice-Presidente da Republica e Governadores celebra o embarque de 30 mil toneladas,

Ana Cabral com os governadores de Minas e Espírito Santo, Romeu Zema e Renato Casagrande, o vice-presidente da República, Geraldo Alkmin, ex-ministro Jungman e diretor presidente da VPorts,Ilson Hulle.
 
 
Vitória, 27 de julho de 2023 – O Brasil embarcou nesta quinta-feira (27) o primeiro lítio verde do mundo no Porto de Vitoria (ES), tornando-se pioneiro em atingir o padrão triplo zero (zero carbono, zero rejeitos, zero químicos nocivos), “Lítio Verde Triplo Zero”, o mais elevado nível de sustentabilidade industrial na fabricação de insumos para baterias de veículos elétricos.



 
O Verde Lítio Triplo Zero produzido no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, representa uma nova era na indústria mundial de insumos para baterias de veículos elétricos: o pioneirismo do produto brasileiro “verde”, viabiliza a neutralidade de carbono ser atingida pelos fabricantes de baterias de veículos elétricos, atualmente produzidas em mais de 100 giga fabricas globalmente no Japão, Coreia do Sul, China e Estados Unidos, atendendo a uma demanda global significativa de mais de 12 milhões de veículos elétricos projetada para 2024.
 
A celebração deste marco ambiental na indústria metalúrgica-mineral brasileira foi realizada em evento no V-Ports / Porto de Vitoria, com a presença do Vice-Presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e dos governadores, Romeu Zema, de Minas Gerais, e Renato Casagrande, do Espírito Santo.

Veja vídeo do momento da celebração.

https://drive.google.com/file/d/1KtTf5SkhJSkcoRw3_gRXEjGqdPTIUotb/view?usp=drive_link
 
O Lítio Verde Triplo Zero é produzido pela Sigma Lithium, empresa brasileira dedicada a abastecer a nova geração de baterias de veículos elétricos com insumos industriais de lítio ambientalmente e socialmente sustentáveis. Esta primeira remessa constitui 15 mil toneladas de Lítio Verde Triple Zero e 15 mil toneladas de subprodutos ultrafinos de alta pureza (“Subprodutos Verdes Triple Zero”), industrializado em sua planta de beneficiamento pre-quimico de separação e purificação por tecnologia de meio denso (“Planta Industrial Verde”) construída através de um investimento de cerca R$ 3 bilhões de reais no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais.



 
Para atingir o padrão Triplo Zero, a Sigma Lithium desenvolveu processos industriais verdes através da utilização de tecnologias de última geração para a produção e beneficiamento do lítio, com processos benignos ao meio ambiente, como:
  1. a separação por meio denso, que dispensa o uso de químicos nocivos na industrialização do lítio.
  2. a utilização de água com qualidade de esgoto no processo industrial, e reaproveitamento integral desta agua.
  3. a inovação e desenvolvimento de tecnologia de secagem e empilhamento a seco de rejeitos.
  4. reciclagem integral dos rejeitos, com a venda do Subproduto Verde Triple Zero e a utilização do cascalho para a pavimentação das estradas rurais de terra das comunidades do Vale do Jequtinhonha.
  5. Utilização de energia 100% renovável na operação industrial.
 
Ana Cabral, CEO da Sigma Lithium afirmou "Esse lítio representa o Brasil no mundo e estabelece nosso país como território produtor líder ambiental deste insumo tecnológico industrial de lítio.  O Brasil muda de patamar neste setor e passa a ser o novo paradigma global de sustentabilidade socioambiental dentro das cadeias globais de fornecimento de insumos para baterias de veículos elétricos: estabelecemos nossa imagem de nação produtora com consciência ambiental e inovação tecnológica de ponta, inovando no primeiro modulo de planta de empilhamento a seco.

Ou seja, a vantagem competitiva do nosso insumo reside nos processos industriais verdes, e assim, abre o caminho para o fortalecimento do Vale do Jequitinhonha como região produtora global: por ser pioneira na industrialização do Lítio Verde triplo, possuímos clientes cativos nos fabricantes de baterias e carros elétricos para os mercados globais cujos consumidores não gostariam de ter “insumos marrons nos seus carros verdes” Nesse sentido atingir Carbono Zero é uma contribuição concretas para diminuir a crise climática”

 
“Através da compra de créditos de carbono originados na floresta amazônica, passamos a contribuir de forma pratica para a sobrevivência da floresta: acreditamos que créditos de carbono são um dos pilares da conservação da Amazônia pois demonstra para o homem amazônico que manter sua floresta de pé e conserva-la integrando um projeto serio de geração de créditos de carbono é mais economicamente valioso do que cortar as árvores e vende-las” 
 
A Sigma Lithium ao longo dos últimos seis anos trabalhou para reduzir ao máximo a pegada de carbono de suas operações como um todo. Além da implementação de métodos de produção ambientalmente sustentáveis, a empresa:
(i) Preservou a agua potável da comunidade vizinha a planta mantendo intacto um ribeirão temporário e assim, perdendo 25% de suas reservas minerais econômicas.
(ii) utiliza 15% de biocombustíveis na frota de suas operações minerais, 
(iii) minimizou supressão de vegetação de caatinga as áreas de empilhamento de estéril, utilizando áreas de pasto com vegetação já antropizada.
(iv) introduziu simulações eletrônicas de cargas para diminuir o uso de explosivos nas operações.
 
Após estas várias iniciativas, a pegada de carbono da Sigma ficou bastante reduzida, viabilizando para a empresa atingir a neutralidade (carbono zero) através da aquisição de 59 mil toneladas de créditos de carbono no mercado não-regulado.
 
A Sigma Lithium escolheu a Carbonext como parceira em sua jornada para o carbono zero, pelo critério rígido de geração e qualidade de seus créditos de carbono (que são verificados por meio do Verra Verified Carbon Standard), associados a projetos de conservação florestal na região da Amazonia Legal.
 
“Acreditamos que as empresas têm um papel significativo no combate as mudanças climáticas através da redução de sua pegada de carbono. Na cadeia da mobilidade elétrica essa responsabilidade é ainda maior. O Brasil propicia as conduções ideais para a instalação de todo um ecossistema industrial carbono zero, extremamente competitivo e financiado por mercados de capitais, em torno da produção dos insumos para a indústria de fabricação de baterias elétricas no mundo inteiro. Somos um país neutro e um amigo de todos, onde investimentos na indústria do lítio centrados em sustentabilidade propiciarão bem-estar social potencializam elevar a região do Vale do Jequitinhonha para patamares de desenvolvimento econômico antes inimagináveis” 

 
Planta Industrial “Greentech” Instalada no Vale do Jequitinhonha
 
A planta de processamento greentech automatizada e digitalizada de última geração da Sigma Lithium foi especialmente projetada para industrializar simultaneamente o Litio Verde Triplo Zero e o Subproduto Verde Triplo Zero através do modulo industrial de empilhamento a seco. A planta industrial greentech é um modelo de sustentabilidade ambiental para apoiar totalmente o setor de veículos elétricos no combate às mudanças climáticas, permitindo ao Brasil tornar-se líder na transição energética global, como um importante fornecedor de insumos extraídas e industrializados de maneira sustentável para o meio ambiente e as comunidades do entorno. 
 
A Sigma recicla integralmente seus subprodutos, vendendo parte de seus rejeitos e utilizando o restante para a pavimentação de estradas rurais. Essa remessa de Subproduto Verde Triplo Zero é reciclada em concentrado de lítio de grau bateria também para uso na produção de baterias de veículos elétricos
 
A comercialização dos rejeitos possibilita uma maior arrecadação de recursos de CEFEM / Royalties para os municípios de Araçuaí e Itinga, no Vale do Jequitinhonha, onde a planta está localizada, para que possam investir em bem-estar social: saúde, educação e saneamento, espalhando a prosperidade do lítio na forma de bem-estar social para toda a população 
 
“Nos enche de orgulho saber que estamos erguendo pessoas do Vale do Jequitinhonha junto com a gente, espalhando prosperidade e criando comunidades produtivas por meio do programa de microcrédito com 10,000 mulheres no Dona de Mim, que ajuda as pequenas empreendedoras a alavancar seus negócios, e do Seca Zero, que possibilita a construção de 2,000 reservatórios de captura de água da chuva para os produtores de subsistência”, finaliza a CEO, referindo-se a duas das iniciativas socioeconômicas da companhia.
 
Estreia na B3, Bolsa de Valores do Brasil
 
Na última segunda-feira (24), a Sigma Lithium passou a ter BDRs (Brazilian Depositary Receipts) negociados na B3, bolsa do Brasil, permitindo a compra de frações de suas ações por pessoas físicas e jurídicas – no caso da Sigma, a paridade é de 3 BDRs para 1 ação. A principal vantagem da modalidade é facilitar o investimento para os residentes no Brasil, possibilitando ao investidor adquirir BDRs atraves de conta em uma corretora no Brasil. 
Sobre a Sigma Lithium
 
A Sigma Lithium (NASDAQ: SGML, TSXV: SGML) é uma empresa brasileira dedicada a alimentar a próxima geração de baterias de veículos elétricos com lítio ambientalmente sustentável e de alta pureza. A Sigma Lithium industrializa tecnologicamente o Lítio Verde Triplo Zero em seu Projeto Grota do Cirilo no Brasil, que inclui uma planta de processamento de última geração que utiliza 100% de energia renovável, 100% de água reciclada e 100% de rejeitos a seco. A Sigma Lithium tem estado na vanguarda da sustentabilidade ambiental e social na cadeia de fornecimento de materiais de baterias EV. 
www.sigmalithiumresources.com
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp