25/08/2023 às 12h49min - Atualizada em 25/08/2023 às 12h49min

Inaugurado em 1921, Clube Calhauzinho em Araçuai, reabre suas portas após 10 anos fechado.

 
 
 
Diz o ditado popular que “quem vive de passado é museu”. Mas, ao contrário de estar limitada à  frase , a idéia de “passado” tornou-se uma referência importante, em se tratando do Calhauzinho Esporte Clube, o popular Coió, que reabre suas portas neste final de semana, em Araçuai (MG), após uma década fechado.O Clube, fundado em 1921,  foi arrendado  para o empresário e engenheiro civil e produtor de eventos, Yradier Costa Ferreira Coelho, 35 anos, que fez uma verdadeira reforma no imóvel. 


 
Para celebrar a data, o Baile da Saudade abre a programação, nesta sexta-feira (25/08) a partir das 21 horas, com o DJ Francois e César Porto e Banda, encerrando a festa  com sucessos dos anos 60 a 90 . 
Já no sábado, será  a vez do  forró pé de serra, embalado pelo grupo Xumbim com Rapadura e o baiano Soró Silva, com seu forró em estilo pisadinha, que há anos percorre o Brasil. Entre suas músicas mais conhecidas estão “Gadinho Novo”, “Iphone”, “Hoje Vou Beber”, entre outras.


 
História
 
Muitos se lembram das belas tardes e noites de domingo, quando nos anos 70 e 80, o salão do   Coió fervilhava de gente, animada pelos som ora dos Amantes da Música, ora da Banda Eletrons,( ambas de Araçuai) ou som mecânico,na sede do clube na Rua Gentil de Castro ( Rua de Baixo ), onde funcionou até por volta de 1978. O sobe e desce da escada de madeira do clube era intenso. Era para lá que se dirigia boa parte da juventude local. Na portaria, "Seu Jamil ", que por muitos anos comandou o clube com mãos de ferro, fiscalizava tudo e a todos. Com seu rigor característico, qualquer deslize ou inicio de confusão, a porta da rua era certa.


 
Mas, " Seu Jamil"  tinha uma outra paixão: o futebol. Por conta disso, reuniu um grupo de amigos da época e fundou o time Calhauzinho que fez fama com os seus atletas, para além fronteiras de Araçuai. Bolacha, Péricles(goleiro),Alípio,   Alvaro,   Rubens,   Zé   Elias,   seu   Jamil   Tanure,   Moá,   Helvécio,   Mário  Fogueteiro ,Osorito Colares, Ademar Mãozinha, Pietori (reserva) , dentre outros, ostentaram com orgulhoo, a camisa em listas verticais em preto e branco. A torcida do Calhauzinho foi aumentando  ao longo dos anos, sendo impossível registrar tantos jogadores e torcedores em sua trajetória de vitórias, derrotas e dezenas de troféus.

 
Mudança de endereço
 
Com a grande enchente de 1979, a velha estrutura do Calhauzinho, construído em 1921, foi seriamente abalada, levando o clube a fechar suas portas temporariamente. Foi então que a partir de 1982, com ajuda da prefeitura,começou a ser construída a nova sede na rua Dom Serafim, num espaço amplo, com área para shows, campo gramado e quadra esportiva. A inauguração ocorreu  em grande estilo  
Nesta nova sede , o clube recebeu shows de grandes nomes da música brasileira, como  Belchior, Almir Satter, Saulo Laranjeira e outros nomes de sucesso.



O tempo passou. Sem o vigor dos anos áureos, Seu Jamil , que faleceu em 2010 aos 94 anos, passou o bastão para os filhos , que asseguraram o funcionamento do clube até por volta de 2013, quando finalmente ele fechou as portas, para serem reabertas agora em grande estilo.



 



Sérgio Vasconcelos
Repórter
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp