21/09/2023 às 20h24min - Atualizada em 21/09/2023 às 20h24min

Desfile civico reúne multidão em comemoração aos 152 anos de Araçuai

Cerca de  1.500 estudantes das escolas públicas  e particulares de Araçuai, no Vale do Jequitinhonha (MG),viaturas da Polícia Militar e  do Corpo de Bombeiros,se apresentaram no final da tarde desta quinta-feira (21/09) no desfile cívico em comemoração aos 152 anos de emancipação política do município. Milhares de pessoas acompanharam a festa cujo tema deste ano foi "Araçuai: Cidade Educadora". 





 
Mas afinal, por que o tema "Cidade Educadora"? Uma cidade educadora reúne diversidades, governo, população e empresas para transformar projetos em realidade e para isso é preciso transformar o espaço comum em uma escola a céu aberto, em contato permanente com a comunidade.


 
A abertura do desfile foi marcada pela apresentação dos alunos da educação infantil.


 
Os estudantes usaram a criatividade e muita batida dos tambores durante as apresentações dos subtemas propostos, tais como: educar é responsabilidade da sociedade; respeito e tolerância, cidade colaborativa, educação ambiental, cidade leitora, educação patrimonial, protagonismo das mulheres na educação, identidade local, território inovador, entre outros.


 
 
 Moradores saíram das casas para apreciar o desfile e ouvir o som dos instrumentos das fanfarras da Escola Estadual Dom José de Haas, de Araçuaí, e  das cidades de Itinga, Itaobim e Virgem da Lapa.
 
O público se concentrou nas calçadas para não perder nenhum detalhe. A dona de casa Sheila Tavares contou que estava muito orgulhosa de ver o filho Murilo Tavares, de 7 anos, desfilando pela primeira vez, segurando uma pomba branca, símbolo da paz. "Estou muito feliz. Está tudo muito bonito"- disse ela.

 
 
 O desfile, organizado pela Secretaria Municipal de Educação com apoio das demais secretarias, foi prestigiado por educadores e estudantes, entidades parceiras, instituições privadas, ONG's, órgãos públicos estaduais e municipais, clubes de serviços,  associações, vereadores, empresários e população em geral.



O evento que durou cerca de 4 horas foi finalizado em frente ao palanque oficial, onde o prefeito Tadeu Barbosa, ao lado do vice-prefeito, Kélvio Marcilio,  recebeu vereadores,secretários municipais, autoridades civis e militares.

HISTÓRIA
 
A história de Araçuaí teve início por volta de 1830, quando a Mulata Luciana Teixeira, proprietária da Fazenda Boa Vista da Barra do Calhau, deu abrigo aos emigrantes da Barra do Pontal (canoeiros e meretrizes expulsas pelo Padre Carlos Pereira de Moura, da Aldeia do Pontal (hoje Itira) localizada a alguns quilômetros abaixo, na confluência dos rios Araçuaí e Jequitinhonha.
 
O Arraial que então se fundou chamou-se "Calhau", devido à grande quantidade existente no local de pedras lisas e arredondadas esculpidas pela correnteza das águas. O Arraial de Calhau foi elevado à categoria de sede de Distrito pela Lei Provincial de 13 de julho de 1857. A instalação sob a denominação de Vila de Arassuay deu-se em 1º de julho de 1871, para finalmente a 21 de setembro de 1871 sermos elevada a categoria de cidade, por força da lei nº 1870, com o nome de Araçuaí. Esse nome é de origem indígena, e quer dizer Rio das Araras Grandes.

Sérgio Vasconcelos
Repórter


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp