28/10/2023 às 10h32min - Atualizada em 28/10/2023 às 10h32min

Araçuai e Salinas ganham voos da Azul, diretos para o aeroporto de Confins em BH

As vendas de passagens para Salinas estarão disponíveis a partir da proxima semana no site Voe Azul

Aeroporto de Araçuai

A empresa Azul acaba de anunciar a operação de mais destinos em Minas Gerais, incluindo dois municípios relevantes à malha do estado. 
 

A primeira rota, com início das vendas de passagens na próxima semana, conecta o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, à cidade de Salinas, entre as regiões Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. 
 

O segundo destino, com previsão de início dos voos para 2024, conecta o município de Araçuaí à capital mineira.
 

Os municípios fazem parte do chamado Vale do Lítio, área que possui grandes reservas desse mineral, valorizado principalmente para o desenvolvimento da economia verde. 

Os voos entre Salinas e Belo Horizonte acontecerão às segundas, quartas e sextas-feiras. A partir de Belo Horizonte, os voos saem as 8h45 e aterrisam em Salinas as 10h25. No sentido oposto,partem às 10h55 e chegam ao aeroporto de Confins às 12h35.

 

“O Governo de Minas Gerais está empenhado em levar cada vez mais desenvolvimento e empregos para as regiões Norte e Vale do Jequitinhonha. Os novos voos vão facilitar o acesso para funcionários das empresas que já atuam no Vale do Lítio e de potenciais investidores que poderão instalar empresas, fábricas de componentes ou centros de pesquisa em Minas. A região passa a ficar mais conectada, abrindo as portas para visitantes de todo o mundo que queiram fazer negócios, gerar empregos e conhecer suas inestimáveis riquezas naturais e culturais” afirma o governador Romeu Zema. 
 

“Salinas é uma cidade com grande importância econômica. Vamos conectá-la com a capital e, de lá, com mais de 50 outros destinos no Brasil e no exterior. Desta forma, continuamos a expandir a nossa operação no estado, que já é hoje a maior companhia em destinos atendidos em Minas Gerais, voando para 13 cidades. Com Salinas, chegaremos a 14”, afirma Vitor Silva, gerente geral de Malha e Planejamento Estratégico da Azul Linhas Aéreas. 

Mais oportunidades e empregos
 

O Vale do Lítio, programa de desenvolvimento socioeconômico do Governo de Minas Gerais, já recebeu cerca de R$ 5,5 bilhões em investimentos nacionais e estrangeiros e estima-se que gerará mais de 3,5 mil empregos permanentes nos próximos anos. 
 

Os novos voos da Azul entre Belo Horizonte e Salinas e Araçuaí serão uma ponte crucial para impulsionar ainda mais o desenvolvimento da região, facilitando o acesso direto para a capital mineira e, consequentemente, para os outros aeroportos do Brasil e do mundo.
 

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, avaliou como fundamentais as novas rotas ligando a capital ao interior de Minas.

“Conectar todas as regiões de Minas é fundamental para incentivarmos a circulação econômica, atrairmos mais investimentos para as diversas localidades do estado, o que gera empregos e renda, e ainda impulsionar o turismo. O Vale do Jequitinhonha está recebendo uma gama de investimentos em virtude do lítio e, com isso, é importante que a região tenha acesso facilitado”, afirma o secretário.   

O prefeito de Araçuaí, Tadeu de Oliveira, comemorou a ação do Governo de Minas que beneficia toda a região. 

“A falta de voos restringe a atração de investimentos para a região, mas com o empenho do governo e apoio da prefeitura estamos melhorando não só as oportunidades de negócios para empresas, como dando condições para que as pessoas da região consigam se deslocar rapidamente para a capital e outros destinos”, disse o gestor.
 

Turismo e sustentabilidade
 

As oportunidades com as novas rotas vão além da cadeia produtiva do lítio. Salinas é a capital nacional da cachaça, onde se fabricam alguns dos rótulos mais famosos e cobiçados da bebida. Araçuaí é destino muito buscado por turistas do estado e de fora. 

As cidades também são polos geradores de energia limpa, com grandes usinas solares em operação e em construção, além de inúmeras belezas naturais. 

“Além das oportunidades de negócio nas cadeias de lítio e energia, a região oferece experiências inesquecíveis para turistas, pois reúne algumas das maiores riquezas mineiras, como a cachaça de qualidade, a natureza exuberante, a gastronomia e a hospitalidade do nosso povo, o que pode gerar mais empregos e renda dentro do setor do turismo”, considera Reginaldo Ferreira, assessor regional da Invest Minas para o Vale do Lítio. 

Os voos para Salinas, com previsão de serem operadas por aeronaves Cessna Grand-Caravan, terão início no dia 6/12/2023 com três frequências semanais. As aeronaves têm capacidade para 9 passageiros.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp