Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Saúde

15/02/2017 - 19:13 - Fonte: Ascom/prefeitura

Capelinha terá equipe de UBS itinerante a partir de março

Será a primeira cidade da região a implantar o serviço.

Foto: arquivo Capelinha terá equipe de UBS itinerante a partir de março
Vista parcial do centro de Capelinha

 A partir do dia 13 de março, Capelinha, na região do Alto Jequitinhonha,  vai contar com uma equipe de UBS Itinerante formada por um médico, uma enfermeira, um técnico em enfermagem e uma recepcionista. Esta equipe atenderá a cada dia em um PSF (Posto de Saúde da Família), das 18h às 22h.

 

 

De acordo com a prefeitura, a equipe  Itinerante já está sendo preparada e em breve será divulgado o cronograma de atendimento da primeira semana.

 

A secretária de Saúde de Capelinha, Célia Peçanha,  informou que os agentes de Saúde, que já visitam as casas regularmente, passarão aos moradores com antecedência o cronograma da Equipe de UBS Itinerante em cada PSF.

 

 

Ela ressalta  que o objetivo da criação da Equipe de UBS Itinerante, é prolongar o atendimento após o expediente normal do PSF, que é até as 17h. "

 

"Com o horário das 18h às 22h poderemos atender, por exemplo, quem trabalha durante o dia, uma mãe com um filho sentindo dor ou com febre. Ao contrário  de ir ao hospital, a pessoa pode ir ao seu posto de Saúde, que é um local próximo à sua residência. O projeto da Equipe de UBS Itinerante visa a prevenção e a promoção à saúde”. destacou a secretária.

 

 

Capelinha é a primeira cidade da região a implantar a Equipe de UBS Itinerante. Inicialmente o projeto, que é uma ideia inovadora da Atenção Básica, abrangerá a área urbana.

 

A medida já vem sendo adotada em hospitais filantrópicos de São Paulo, subsidiados pelo SUS. Setores de radiologia e tomografia por exemplo, ficam à disposição dos pacientes até mesmo durante  a madrugada.