20/11/2023 às 21h56min - Atualizada em 20/11/2023 às 21h56min

​Calorão em Araçuaí é destaque na Imprensa nacional



Jornais O Globo, Estado de Minas, e as redes de TV Record, CNN, InterTV, Rede Minas e TV Globo, destacaram em seus noticiários desta segunda-feira (20) as altas temperaturas registradas em Araçuai.






O município de Araçuaí (MG), distante 678 km de Belo Horizonte, no Vale do Jequitinhonha, foi considerado o mais quente no histórico de medições do país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A cidade com 34.297 habitantes alcançou, no domingo (19), a temperatura de 44,8°C .
O recorde anterior tinha sido registrado no dia 21 de novembro de 2005, em Bom Jesus (PI), distante 632 km ao Sul de Teresina, quando a máxima foi de 44,7°C.
Um aquecimento pré-frontal intensificou o calor no Nordeste de Minas Gerais, o que favoreceu a elevação da marca que ocorreu no décimo dia da onda de calor 


As maiores temperaturas registradas pelo instituto nesta última onda de calor foram:


  • Araçuaí é uma cidade caracterizada pelas altas temperaturas. Os registros climáticos na cidade começaram a ser feitos em setembro de 1918. O recorde anterior dos termômetros na cidade do Jequitinhonha tinha sido de 44,2ºC, registrado pelo Inmet em 8 de outubro de 2020.


Mesmo “acostumados” com os termômetros acima dos 40ºC, os moradores de Araçuaí reclamam da forte onda de calor dos últimos dias, lamentando também as consequências da seca rigorosa. 
De acordo com Everaldo Souza Silva, secretário municipal de Agricultura da cidade, o efeito climático tem comprometido o abastecimento de frutas, verduras e hortaliças

“Estamos passando por um dos momentos mais críticos no que se refere, não somente ao calor mas também ao longo período de estiagem. A zona rural do nosso município está praticamente sem água, tanto para consumo humano e também para animais, muitas comunidades sendo abastecidas por caminhões pipa, mas isso apenas ameniza o sofrimento do povo”, explica o secretário.



Alcides Alexandre Pinheiro, de 70 anos, o “seu Xu”, é lanterneiro e trabalha com um maçarico em uma oficina mecânica há mais de meio século. Ele conta que em novembro a cidade sempre foi quente, mas nunca do jeito que está. “Com o calor, o corpo da gente cansa mais. Mas, não tem outro jeito. A gente precisa trabalhar para ganhar o pão de cada dia.”



O mesmo desconforto também é sentido por um grupo de alunos da Escola Estadual Professor Leopoldo Pereira. De acordo com Isabela, estudante do sétimo ano, as salas de aula são abafadas e os ventiladores não funcionam direito. “O calor atrapalha muito os estudos, desanima a gente. O uniforme que a gente usa também é quente”, desabafa a garota.


Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo, as precipitações nas regiões mais quentes de Minas vão prosseguir até quinta-feira (23). No entanto, depois disso só voltam em dezembro, em pouca intensidade. O especialista afirma que as precipitações ao longo da temporada de chuva devem permanecer dentro da média histórica.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp