21/11/2023 às 11h14min - Atualizada em 21/11/2023 às 11h14min

Operação em BH e Coronel Murta cumpre mandados em empresas de mineração por suspeita de lavagem de dinheiro e sonegaççao fiscal

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Polícia Civil e a Secretária de Estado da Fazenda, realizaram na manhã desta terça-feira (21) a Operação Fel de Minas, que cumpre mandados em empresas do ramo de mineração por suspeita de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

Ao todo estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte e Coronel Murta, na região do Vale do Jequitinhonha, há 584 km de distância da capital mineira. Quatro pessoas e nove empresas foram alvos da operação.

Segundo as investigações, o grupo empresarial é um dos maiores distribuidores de feldspato moído para todo o mercado brasileiro, além de uma das únicas empresas a possuir jazida própria para extração e beneficiamento do minério. No local, a empresa não fazia o pagamento do tributo declarado, gerando prejuízo que ultrapassaram R$ 14 milhões aos cofres públicos.

Além disso, os três órgãos que integram o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA), investiga também uma suposta blindagem patrimonial pelos reais gestores das empresas com aquisições mobiliárias e imobiliárias.

Seis promotores de Justiça, três delegados, 25 investigadores e 30 auditores fiscais da Receita Estadual integram a ação conjunta.

Gazeta de Araçuai,Com informações do Ministério Público

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp