24/11/2023 às 17h54min - Atualizada em 24/11/2023 às 17h54min

Maestro da Vesperata de Diamantina é preso sob suspeito de estupro de adolescentes

Mais três possíveis vítimas do ‘Maestro da Vesperata’ procuraram nesta semana a Delegacia de Polícia Civil de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, após o homem, de 40 anos, ter sido preso na quarta-feira (22 de novembro), suspeito de estuprar uma adolescente de 13 anos.
De acordo com a delegada Kiria Orlandi, todas as vítimas eram menores de idade na época em que os abusos teriam acontecido, mas ainda não há mais informações sobre as possíveis datas do crime. O maestro foi solto 24 horas após ser preso, depois de a justiça não considerar que “prisão preventiva do flagrado seja estritamente necessária”.  O caso continua sendo investigado. 
 
 
“Ele foi solto temporariamente, mas o caso continua em investigação. Apenas ontem (quinta-feira), outras três pessoas, que também teriam sido vítimas do maestro, procuraram a delegacia. Elas ainda serão ouvidas”, diz a delegada Kiria Orlandi.
Todas as possíveis vítimas são ou eram alunas do coral infantojuvenil, tradicional na Vesperata - concerto no qual os músicos se apresentam nas sacadas dos prédios históricos e são regidos pelos maestros, que ficam nas ruas da cidade. 
Ele foi solto em audiência de custódia, mas não significa que foi absolvido, que o flagrante foi ilegal ou que os fatos não aconteceram. Ele vai ter direito a responder em liberdade, cumprindo certas condições”, destaca Kiria.
O caso 
De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais, o maestro foi conduzido na quarta-feira para a delegacia, onde prestou depoimento. Após a oitiva, o suspeito teve o pedido de prisão em flagrante ratificado por estupro de vulnerável e foi encaminhado para o sistema prisional, onde permaneceu à disposição da Justiça.   
Após a prisão do suspeito, as atividades da escola de música, que pertence à prefeitura da cidade, foram suspensas por tempo indeterminado. Em comunicado enviado aos pais e responsáveis, a coordenação da escola informou sobre a suspensão das atividades da banda, sem detalhar o motivo. A direção pediu ainda que os alunos aproveitem o tempo para “estudar, praticar e aprimorar os seus conhecimentos musicais”, e agradeceu a “compreensão e o apoio de todos”. 
  
Nessa quarta-feira (22), horas após a prisão do suspeito, um decreto determinando a exoneração do servidor foi publicado. O documento é assinado pelo prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque.

Investigação 

A delegada Kiria Orlandi, que é responsável por investigar o caso, afirmou que o suspeito já foi indiciado anteriormente por crimes sexuais. Ela pediu para que pessoas com informações sobre o caso, ou novas vítimas do homem de 40 anos, procurem a Polícia Civil.   
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp