Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Economia

24/07/2012 - 17:03 - Fonte: Gazeta de Araçuai

Governo anuncia a construção de 3 barragens no Norte de Minas

Serão construidas as barragens de Jequitai, Congonhas e Vacaria

Foto: divulgação Governo anuncia a construção de 3 barragens no Norte de Minas
A área de influência direta do Projeto Jequitaí envolve 12 municípios mineiros, totalizando uma população superior a 587,2 mil pessoas.

O Governo de Minas tirou do papel o projeto de construção de três grandes barragens que vão alavancar o desenvolvimento das regiões do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.

 

De acordo com o secretário estadual  Gil Pereira, da Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, a construção das barragens de Jequitai, Congonhas e Vacaria, são sonhos que estão sendo realizados.

 

A barragem de Jequitai  terá  investimentos previstos da ordem de R$ 1,3 bilhão a serem aplicados num prazo de 12 anos

 

Serão  incorporados  cerca de 30 mil hectares de lavouras irrigadas na região do semiárido mineiro, contemplando 19 cidades sediadas no entorno do município de Jequitaí. 

 

 Quando concluído, a previsão é de que o projeto gere 105 mil empregos, sendo 35 mil diretos e 70 postos de trabalho indiretos, diz o governo.

 

 

A área de influência direta do Projeto Jequitaí envolve 12 municípios mineiros, totalizando uma população superior a 587,2 mil pessoas.

 

 São eles: Claro dos Poções, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Jequitaí, Lagoa dos Patos, Várzea da Palma, Pirapora, Buritizeiro, Coração de Jesus, Joaquim Felício, Bocaiúva e Montes Claros.

 

A barragem de Congonhas, no leito do rio Verde Grande,  entre os municípios de Grão Mogol e Itacambira, já está em processo de indenização dos proprietários das áreas a serem atingidas.

 

A  outra barragem será construída no leito do rio Vacaria, entre os municípios de Fruta de Leite e Grão Mogol, no Vale do Jequitinhonha.

 

 Ela será utilizada para  alimentar um mineroduto, que vai transportar até o porto de Ilhéus na Bahia,  o minério de ferro de uma megajazida  descoberta na região.