06/12/2023 às 14h00min - Atualizada em 06/12/2023 às 14h00min

​Sigma Lithium se destaca na COP28 pelo quarto ano por sua tecnologia limpa e práticas pioneiras em sustentabilidade ambiental .

 
  • A Sigma Lithium tem se destacado por suas práticas pioneiras no uso de tecnologias limpas e sustentabilidade ambiental e social nas cadeias de suprimentos industriais globais pela quarta COP consecutiva, desde a COP25 de Madri em 2019.
  •  
  • Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, a COP28, acontece desde re 30 de novembro e  vai até 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes. O encontro reúne 197 países e mais 200 líderes internacionais para discutir e desenvolver soluções concretas para mitigar os efeitos do aquecimento global.
  • A Sigma consolidou sua posição na vanguarda das cadeias de suprimentos sustentáveis descarbonizadas para veículos elétricos, como produtora de materiais de lítio industrial triplo zero, ancorando a contribuição do Brasil para a descarbonização industrial em uma transição justa.
 
  • Os executivos da  empresa  juntaram-se aos líderes globais na COP28, em Dubai, onde têm participado ativamente no diálogo global para limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, proporcionando ao mesmo tempo uma transição justa e evitando crises climáticas e humanitárias.
  • A CEO Ana Cabral tem feito uma série de apresentações, incluindo o painel de abertura no Investment Track da COP28 para líderes globais e empresariais sobre “Descarbonização das cadeias de abastecimento e aceleração da transição industrial”.
  •  
  • O papel pioneiro da Sigma Lithium é demonstrado pelos seus sete executivos, nomeados como partes representativas da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNCCC), onde estiveram ativamente envolvidos nos diálogos críticos sobre a descarbonização das cadeias globais de fornecimento industrial e mineral.
 
  • Ressaltando seu papel pioneiro na entrega de sustentabilidade social nas cadeias industriais e minerais, a empresa levou para a COP uma delegação de representantes técnicos indicados pelas cidades de Itinga e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha (MG).
  • Os convidados da Sigma Lithium do Vale do Jequitinhonha são “Partes da UNCCC” com acesso total à “Zona Azul” e ao “Plenário”, e estão ativamente engajados no diálogo sobre como alcançar a sustentabilidade social e uma transição energética justa na COP28.
 
A Sigma Lithium, indústria verde brasileira em Araçuaí e Itinga, no Vale do Jequitinhonha (MG), dedicada a alimentar a próxima geração de veículos elétricos com concentrado de lítio zero carbono, zero rejeitos e zero uso de químicos nocivos, tem sido destaque em diversos eventos durante a COP28 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, por sua tecnologia limpa, práticas pioneiras em sustentabilidade ambiental e impacto social positivo pela quarta COP consecutiva.

Desde 2019, quando foi realizada a COP25 de Madrid, a empresa tem ajudado a moldar o diálogo global em torno da sustentabilidade ambiental e social nas cadeias de abastecimento industriais e minerais. Na COP28, a empresa está na vanguarda da liderança por meio de uma série de palestras de prestígio. Mais importante ainda, ela está consistentemente e diretamente envolvida com os líderes mundiais em reuniões bilaterais e discussões fechadas sobre o desenvolvimento de cadeias de abastecimento que incorporam os princípios da descarbonização, preservação dos ecossistemas e justiça social, promovendo uma transição energética justa.

Os principais tópicos incluem a descarbonização da cadeia de fornecimento, as iniciativas do Brasil para alavancar seus recursos naturais para fortalecer as competências industriais que permitam a descarbonização, o papel da indústria de mineração na viabilização da transição energética, bem como discussões lideradas pela primeira-dama do Brasil, Rosângela Lula da Silva, sobre o empoderamento econômico e político das mulheres.  

 
  
"Desde a sua criação, a Sigma Lithium tem se concentrado em apoiar a transição energética global de uma forma pioneira, social e ambientalmente sustentável. As nossas operações industriais greentech e inovadoras de lítio no Brasil demonstraram a magnitude do que pode ser alcançado quando os setores público e privado se juntam e se alinham, em um espírito de colaboração, para transformar e trazer prosperidade a uma região com repercussões nas cadeias de fornecimento industrial em todo o mundo", afirmou a CEO Ana Cabral.

"Me sinto honrada por retornar à COP pela quarta vez como representante da Sigma e pela décima quarta vez como integrante da empresa, por ter a oportunidade de compartilhar a história impressionante de sustentabilidade da Sigma com essa audiência global de chefes de Estado e líderes empresariais e comunitários de renome, particularmente em um momento tão crítico para o nosso planeta”, conta Cabral.

“Estou também muito orgulhosa pelo fato de nossa equipe ter feito parte da maior delegação que o Brasil já trouxe à COP, uma prova do compromisso profundo e contínuo do governo brasileiro e do presidente Lula em assumir uma posição de liderança em uma descarbonização global justa que traga equidade social", conclui.



A liderança da Sigma Lithium na COP28 se baseia em seu histórico de contribuições significativas para o diálogo sobre o clima a nível global. Além de suas participações na COP, iniciadas na COP25, Ana Cabral subiu recentemente ao palco na 7ª edição da Future Investment Initiative (FII7) em Riad, na Arábia Saudita, para compartilhar a visão da companhia e os seus avanços para construir a empresa de lítio mais sustentável do mundo.

A Sigma Lithium também estabeleceu uma parceria com o Aspen-Columbia Global Energy Forum, um esforço de colaboração entre o Programa de Energia e Ambiente do Aspen Institute e o Center on Global Energy Policy.
 
Iniciando um novo padrão de sustentabilidade na indústria de materiais para baterias

A Sigma Lithium começou a produzir lítio sustentável para baterias, zero carbono, zero uso de químicos nocivos e zero rejeitos (“Lítio Verde Triplo Zero”) em abril deste ano, em um processo que utiliza 100% de energia renovável e 100% de água recirculada em sua planta greentech de processamento de lítio.

A empresa anunciou um acordo para se tornar “Zero Rejeito”, comercializando rejeitos ultrafinos, sem uso de químicos nocivos e de alta pureza, com aproximadamente 1,3% de óxido de lítio, gerados pela sua planta, para serem utilizados em concentrado de lítio de alta qualidade para a produção de baterias de veículos elétricos.


A Sigma começou a entregar as remessas de lítio verde triplo zero e subprodutos verdes em julho de 2023, e, na semana passada, anunciou uma nova remessa de 22 mil toneladas de concentrado de lítio verde triplo zero para a Glencore a preços premium, marcando sua quarta remessa até o momento. Ela faz parte de um acordo comercial de distribuição e marketing com a Glencore, que visa estabelecer uma cadeia global de fornecimento de lítio de baixo carbono, ambiental e socialmente sustentável para veículos elétricos.

Devido ao baixo teor de carbono dos produtos da Sigma Lithium, bem como aos seus processos de produção ambientalmente sustentáveis, a pegada de carbono da empresa foi compensada com créditos de carbono adquiridos da Carbonext (seus projetos na Região Amazônica do Brasil são verificados através do Verra Verified Carbon Standard), tornando a remessa neutra em carbono.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp