15/01/2024 às 13h15min - Atualizada em 15/01/2024 às 13h15min

Plano da Sigma para triplicar fabricação de lítio, inclui parceiro- diz CEO da empresa.

A fabricante de automóveis elétricos chinesa BYD está em negociações para comprar a Sigma Lithium, maior mineradora de lítio do Brasil, aponta reportagem do jornal Financial Times. O negócio tem potencial para movimentar aproximadamente R$ 14,3 bilhões, considerando a avaliação da companhia- segundo o jornal britânico, especializado em negócios e finanças.

A empresa é dona de uma operação de mineração de lítio no Vale do Jequitinhonha, nos municípios de Araçuaí e Itinga, em Minas Gerais, e sua aquisição seria uma maneira de garantir matérias-primas para seus veículos.

No ano passado, chegaram a circular rumores no mercado dando conta que a empresa estava na mira de Elon Musk, dono da Tesla.

Meses depois, a Sigma informou que estava avaliando propostas para vender sua operação, mas não anunciou quem seriam os potenciais compradores.



Procurada pela reportagem, a CEO da empresa, Ana Cabral, falou  com exclusividade ao jornal Gazeta, antes de embarcar para Davos, na Suiça, onde participa do Fórum Econômico Mundial, que reúne cerca de 2.500 chefes de estado e de governo, CEOs de empresas, representantes da Sociedade Civil, meios de Comunicação globais e líderes juvenis para debater as políticas e parcerias necessárias para enfrentar os desafios de 2024.

 
Segundo Ana Cabral, a  Sigma está em processo de revisão estratégica. “ Isso significa o planejamento de como iremos atuar no longo prazo, nos próximos 5, 10 anos. O processo decisório está em curso, mas provavelmente teremos um parceiro estratégico ao nosso lado- disse a executiva sem confirmar o nome dos parceiros 
 
“ Uma das condições principais que impusemos a todos os nossos interlocutores e potenciais parceiros que passaram para essa fase final ,foi a assinatura de um termo de compromisso ESG"- afirmou Ana Cabral.

ESG é um  conceito que reúne as políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança.
 
“Nesse termos vários compromissos fundamentais foram assumidos mantendo a atuação integrada com a comunidade e a natureza da Sigma, tais como:

1) Nunca criar barragem de rejeitos,
2) Não  desviar o riacho Piauí - assim protegendo a água das comunidades de Poço Dantas e Ponte do Piauí,
3) Utilizar o processo tecnológico de reuso de água de esgoto do rio Jequitinhonha.
4) Manutenção de todos os compromissos sociais voluntários da Sigma, por exemplo microcrédito Dona de Mim.
 
A executiva complementou sua conversa exclusiva com a Gazeta de Aracuaí afirmando : “Todos nossos potenciais parceiros veem a região como um polo em construção de lítio sustentável mundial. Dessa forma a necessidade de mão  de obra será exponencial nos próximos 5 anos. Não apenas em setores diretos mas também em vários outros setores, inclusive o de  serviços. Nesse sentido estamos também contemplando com os potenciais parceiros e com a FIEMG, o estabelecimento de estruturas de capacitação de mão-de-obra.

Ela finalizou dizendo que a empresa " ai ficar grande e para isso temos de ter parceiros para ajudar”-garantiu.

Sérgio Vasconcelos
Repórter

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp