Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Política

02/08/2017 - 21:35 - Fonte: Gazeta de Araçuai

Moradores de Conjunto da Cohab em Araçuai, denunciam descaso de prefeitura

A maior reclamação é com relação à coleta de lixo e falta de calçamento.

Foto: Gazeta de Araçuai Moradores de Conjunto  da Cohab em Araçuai, denunciam descaso de prefeitura
Lixo e entulho se acumulam no entorno do conjunto

 

Moradores do Conjunto Habitacional Morada Feliz, em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha, não estão  nada satisfeitos  com a situação de descaso e abandono a que foram relegados pela administração do eventual prefeito, Armando Paixão (PT). Eles reclamam  sobre as condições precárias   do conjunto.

 

As casas, entregues às 50 famílias pela Cohab e prefeitura em  7 de novembro de 2014, já apresentavam à época,  uma série de problemas de infraestrutura. Goteiras, torneiras que não funcionavam, portas empenadas, vazamentos nas caixas d´água, além dos transtornos provocados pela falta de calçamento, galeria pluvial e desnivel das ruas. No período da seca é a poeira e durante as chuvas, a lama, lembram os moradores.

 

De lá para cá, pouca coisa mudou. “ Sofremos com o descaso da prefeitura. Estamos jogados às cobras”, afirmam os moradores.

 

Morador defende instalação de tambores para colocar o lixo.

 

A maior reclamação é com a coleta de lixo. “ O caminhão não passa nas ruas centrais, mas apenas nas laterais do conjunto”, conta Ornelito Rodrigues dos Santos, de 41 anos, morador da rua G.  Para ele, o ideal é que a prefeitura instale tambores em pontos estratégicos.

 

O caminhão de coleta passa às terças, quintas-feiras e sábados. " Mas só pegam o que estiver nas sacolas. Aqui é preciso um mutirão de limpeza, para retirar os entulhos que são jogados por moradores de outros bairros", acrescenta Ornelito.

 

 

Apesar do caminhão passar pelas laterais, o acúmulo de lixo e entulho nesses locais é vergonhoso.

 

 

Na tarde de quarta-feira (2) crianças inocentes e indiferentes ao perigo; soltavam pipas em meio ao lixo

 

Cães doentes vagam pelas ruas do conjunto.

 

Moradores denunciam ainda que há muitos cães doentes vagando pelas ruas.

“ Já pedimos  para que o pessoal da zoonose venha aqui para recolher os animais doentes , mas até hoje, não fomos atendidos”, disse uma aposentada que pediu para não ser identificada.

 

Ela  conta  que os animais contribuem com a sujeira, além de colocar em risco, a saúde das pessoas. “ Colocamos os sacos com o lixo nas nossas portas e os cães rasgam tudo”, reclama a mulher.

 

Extração de terra nas proximidades do conjunto, ameaça casas.

 

MEDO

 

Mas outros problemas também rondam os moradores, principalmente os da rua F, com São Francisco de Assis. Crateras provocadas pela extração de terra para fabricação de tijolos e telhas, já se aproximam das casas. " A minha casa pode ser a primeira a ser atingida. Estou assustada. Não sabemos se isso tem licença da prefeitura", destaca a dona de casa, Carleane Sousa Carvalho, de 41 anos e avó de uma criança de 2 meses.

 

A prefeitura tem adotado uma estratégia com relação aos pedidos de explicações do jornal sobre os problemas do município: " Nada a declarar".

 

Apesar de contar com uma assessoria de Comunicação, a prefeitura exige que os pedidos passem primeiro pela assessoria jurídica, responsável por pareceres jurídicos relativos aos processos envolvendo a administração.

 

 

Gazeta de Araçuai