05/02/2024 às 13h02min - Atualizada em 05/02/2024 às 13h02min

Moradores de Araçuai,aguardam há décadas cumprimento de promessa de construção de ponte .

 
O problema é antigo e as promessas de solução também. Há décadas, moradores  da zona rural e dos bairros Nova Esperança, Pedregulho, Corredor e Piabanha, em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha (MG),  aguardam o cumprimento da promessa de construção de uma ponte sobre o Córrego Calhauzinho, que liga  os citados bairros e dezenas de comunidades rurais, à cidade. 

 
As reclamações atravessam os anos e ficam mais evidentes durante o período das chuvas, quando o córrego Calhauzinho, (afluente do Rio Araçuai), transborda e provoca transtornos aos moradores. Nesta época, o tráfego de veículos  é  interrompido e quem precisa chegar até  a estes bairros,  ou vice-versa,  e ainda  à cidades como Francisco Badaró ou Novo Cruzeiro, por exemplo, utilizam  a rodovia que liga Araçuaí a Francisco Badaró, ( LMG 676 ) fazendo uma volta de pelo menos 4 km.
 
Em 2012, a então administração municipal fez uma ponte molhada no local, uma espécie de concretagem que permite a passagem da água por meio de tubulações, mas que não impede o transbordo das águas e enxurradas do período chuvoso. Mesmo diante do perigo que a travessia apresenta, muitos se arriscam  a fazê-la com carros, motos, bicicletas e até mesmo à pé. (Veja vídeo abaixo, feito por um morador)

https://www.youtube.com/watch?v=izSXvSVF7OA

 
Este ano não foi diferente. As chuvas chegaram, trazendo com elas  o mesmo problema.Diversos vídeos circularam nas redes sociais, mostrando o dilema dos moradores.
Inconformada com esta situação, a dona de casa  e empresária ,Rosely Matos, residente  há 30 anos em Belo Horizonte, mas que sempre visita familiares que moram no Bairro Corredor, em Araçuai, criou um grupo no whatsapp (Pinguela do Sofrimento )para mobilizar a comunidade em busca de solução. " Entrei em contato com todos os nossos representantes do Poder Legislativo e Executivo de Araçuaí para que se manifestem e acudam esse povo sofrido dos bairros Corredor,Pedregulho,Nova Esperança e Piabanha.Criei um grupo com o nome singelo e significativo “PINGUELA DO SOFRIMENTO .  É vergonhoso chamarmos de ponte aquele acesso tão necessário para toda a população"-  lamentou  Rosely.



 
Para lembrar
 
Em 27 de setembro de 2022 o vereador de Araçuai, Danilo Borges, (PT), acompanhado do ex-presidente municipal do partido, e atualmente assessor do deputado federal, postou em sua conta no Instagram, uma informação, dando conta de que o  deputado a pedido do PT de Araçuai, havia cadastrado uma proposta de emenda no Ministério de Desenvolvimento Regional, no valor de R$ 1 milhão para construção de uma ponte de 4 metros e vinte de altura. " Esperamos que em breve, o Ministério de Desenvolvimento Regional, faça o repasse do recurso para a prefeitura, que será a executora da obra"- destacou Geraldo Silva ( Veja o video, clicando no link abaixo)


https://www.instagram.com/reel/CjBP_iugPTO/?igsh=MWM5MGp1czFkNm5wYw==

 
O assessor do deputado federal  Reginaldo Lopes, na região do Vale do Jequitinhonha, Geraldo Silva, disse por telefone que o recurso era para ser repassado em 2022. " No entanto, o orçamento estava concentrado nas maõs do presidente da Câmara, Arthur Lira, dentro do chamado orçamento secreto e por conta disso o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o recolhimento  do dinheiro para os cofres públicos"- argumentou Geraldo Silva.

O “orçamento secreto”  ficou assim conhecido, por permitir que parlamentares destinassem recursos que saem diretamente dos cofres da União sem que haja transparência para onde vai o dinheiro.

Ainda de acordo com Geraldo Silva, todos os compromissos firmados pelo deputado federal com os municípios foram honrados, menos o que diz respeito à ponte sobre o Calhauzinho em Araçuaí. " O deputado se comprometeu a empenhar esforços junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional para a liberação da verba destinada a esta obra"- afirmou Silva.

Sérgio Vasconcelos
Repórter

 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp