14/02/2024 às 11h50min - Atualizada em 14/02/2024 às 11h50min

​BNDES concede à Sigma Lithium carta de intenções para financiar construção da sua segunda unidade de produção de lítio

Empressa já recebeu todas as licenças ambientais necessárias para instalação de nova planta


Pioneira na produção de lítio com tecnologia sustentável no Brasil, a empresa Sigma Lithium anuncia o recebimento de uma carta de intenções do BNDES, espécie de pré-contrato de financiamento da construção de sua segunda planta industrial, entre os municípios de Araçuai e Itinga,  no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. O investimento será da ordem de R$ 492 milhões ou US$ 100 milhões de dólares.

A operação da Sigma é inteiramente sustentável, o que constitui sua grande vantagem competitiva num mercado cada vez mais atento à preservação do planeta. Como a empresa conseguiu reduzir a zero a sua geração de emissões de carbono, de resíduos e de subprodutos químicos nocivos ao meio ambiente, bem como o uso de água potável e de fonte de energia não renovável, seu lítio é denominado “quíntuplo zero”.



Na COP 28, a companhia foi destaque por seu compromisso com os pilares da governança corporativa, ambiental e social (ESG). Alia à produção de lítio com empilhamento de rejeitos a seco (sem barragem) o uso de energia renovável em todo o processo e a recirculação da água, o que evita a contaminação do solo e favorece a conservação de florestas e rios da região, importantes também para a vida das populações locais.
Ao lado de seu compromisso com a conservação do meio ambiente, a empresa investe em iniciativas de cunho social, como o apoio à irrigação para agricultura familiar, que tem sido responsável pela criação de milhares de postos do trabalho, e a concessão de microcrédito a mulheres empreendedoras. Ana Cabral, CEO e copresidente do Conselho de Administração da companhia, afirma que “a Sigma Lithium tem operado com uma estratégia centrada em ESG desde a sua fundação: está agora produzindo o lítio mais sustentável do mundo, mantendo-se na vanguarda das práticas ambientais, causando impacto econômico positivo na comunidade e mantendo um Conselho de Administração diversificado com a transparência e a conformidade de uma empresa pública cotada na Nasdaq dos EUA”.

Segundo ela, “o apoio do BNDES também permite que a Sigma amplie ainda mais seu impacto transformacional no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres do país, ilustrando os efeitos de uma transição energética justa e inclusiva, que tem o potencial de elevar uma região inteira”.
Graças a seu histórico impecável de respeito ao meio ambiente, a Sigma recebeu o voto unânime dos membros do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), responsável pela concessão de licenças ambientais no estado de Minas Gerais, entre os quais estão os representantes das ONGs dedicadas à proteção e à conservação da natureza. A concessão da Licença Ambiental Completa permite à empresa expandir sua capacidade de beneficiamento e processamento industrial de minerais de lítio para um total de até 3,7 milhões de toneladas por ano. 

Na linha de frente da produção de lítio de alta qualidade para baterias de veículos elétricos, cuja demanda deve aumentar em face do avanço dos projetos de transição energética em vários países, a Sigma fez o primeiro embarque do seu lítio verde no ano passado. Um carregamento de 15 mil toneladas de lítio e 16,5 mil toneladas de subprodutos processados foi exportado para a China.



Ana Cabral acredita que, “apesar da recente deterioração das perspectivas de demanda de lítio a curto prazo, com a estrutura de capital adequada, possibilitada por esse financiamento do banco de desenvolvimento, a Sigma Lithium tem uma oportunidade única de solidificar sua liderança competitiva industrial global na produção de concentrado de lítio pré-químico sustentável e de baixo custo”.  Ela afirma compartilhar com o BNDES a crença de que “a liderança competitiva da companhia pode tornar-se o vetor para atrair para o Brasil outros players industriais globais na cadeia de suprimentos de baterias, que estão empenhados em produzir usando materiais ambiental e socialmente sustentáveis para abastecer a próxima geração de veículos elétricos, alinhados com o ethos de seus consumidores conscientes da necessidade de enfrentar as mudanças climáticas".

Com a segunda planta industrial “greentech”, a companhia espera aumentar a capacidade de produção do seu lítio verde quíntuplo zero em aproximadamente 240 mil toneladas (com uma capacidade estimada de 6% de Li2O), totalizando cerca de 510 mil toneladas ao ano. Serão introduzidas inovações adicionais, de modo a aumentar a eficiência de seu processo industrial de transformação do espodumênio em lítio. A curva de aprendizagem da Sigma durante o funcionamento da primeira usina, que atingiu rapidamente a sua capacidade nominal, foi essencial para desenvolver meios de inovar e melhorar o processo de beneficiamento do minério de espodumênio para a produção de concentrado de lítio pré-químico.
O início da construção da sua segunda planta produtiva está previsto já para o primeiro trimestre de 2024, ao término da estação das chuvas. As obras deverão começar depois de uma decisão final de investimento a ser tomada pelo Conselho de Administração da Sigma Lithium.
 
Sobre a Sigma Lithium

A Sigma Lithium (NASDAQ: SGML, TSXV: SGML) é uma empresa brasileira dedicada a alimentar a próxima geração de baterias de veículos elétricos com lítio ambientalmente sustentável e de alta pureza. A Sigma Lithium está atualmente em construção em seu Projeto Grota do Cirilo no Brasil, que inclui uma planta de processamento de última geração e de tecnologia verde que utiliza 100% de energia renovável, 100% de água reciclada e 100% de rejeitos empilhados a seco. O projeto também representa um dos maiores e mais altos depósitos de espodumênio de lítio de rocha dura das Américas. A Sigma Lithium tem estado na vanguarda da sustentabilidade ambiental e social na cadeia de fornecimento de materiais de baterias.

Com informações da Sigma. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp